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Wednesday 11 March 2009

Sentados na Mesa do seculo XXI

Esse material esta copilado do livro do Rabino Nilton Bonder
Sentados na Mesa do seculo XXI
O Conceito de Familia dentro do Judaismo judaica
• A Melhor maneira de se definir o Judaismo e uma familia
• A complexidade do judaismo esta em ser um pouco de tudo- Nao e Cultura,Nao e etnia, no e religiao nao e filosofia nao e estado nao e terra. E tudo ao mesmo tempo!
Mordechai Kaplan Tentou expressar isso dizendo que somos uma Civilizacao.
• A descricao biblica de ser judeu e estar em Familia e lidar com suas tensoes e promover a continuidade de novas geracoes.
• Na Tora se registra a criacao do primeiro judeu pelo registro do ciclo da familia . O registro e traduzir em relidade o sonho de produzir um igual diferente.Esta e a historia biblica da criacao do primeiro judeu que nao e Abrao mas Jaco nao so porque Jaco recebe o Titulo de Israel e se dele se cumpre a promessa de um prole numerosa
( 12 Tribos) ,mas porque ali se encerra o livro genesis.
• O Primeiro Judeu e o Neto que venera o Avo Abraao o segredo da continuidade do judaismo esta em sair da casa dos pais eingressar na casa dos Avos.
• Biblicamente falando e judeu todo aquele que tem um neto Judeu. A verdade quem da a identidade judaica e o neto a seus avos, a angustia ao desejo de que o judaismo nao acabe esta nas maos de nossos Netos.

Os 4 Filhos do Judaismo
• Desde o Tikum ( a reparacao) de jaco,que retorna a casa de seu Avo,portanto nao dependendo de romper com a sua cultura e raizes originais ,Jaco simboliza nos os filhos que procuramos encontrar o nosso lugar no Mundo. E Nao deixamos de estar sentado junto na mesma mesa, por mais que seja distinta a nossa visao de mundo.
• Essa e Mensagem transcedente da Hagada de Pessach atraves dos 4 filhos que se sentam na mesa.E na verdade o pacto original que Deus faz com Abraao:
“ Tu que Abandonaste tua terra,tua cultura e tua parentela,teras uma prole numerosa como as estrelas do ceu e eles nao farao contigo o que fizeste com os teus ancestrais serao diferentes e ousados,mas nao terao que abandonar seu passado e sua heranca “
• Os quatros filhos sentados na mesa de pessach sao figuara miticas fundamentais. Mais do que simplismente sentados eles tem o direito de questionar de fazer perquntas de ser critico . Essa e a final a geracao dos diferentes. Sentados na mesa e o pacto. Sobre a Mesa esta a nossa historia as nossas crencas as nossas utopias e as nossas desavencas.


Quem Sao os 4 Filhos
• O Khakham, O Educado que sabe questionar a partir meandros e linguagem da tradicao
• O Tam, O Puro que olha a mesa nao pelo que esta servido, mais pela relacoes entre os que em torno dela estao sentados e perguntam sobre a mesa pela a pespectiva das cadeiras ocupadas.
• O Shelo Iodea Lishol , Aquele que nao compreende a linguagem da tradicao e cuja a pergunta crucial e “ Como pergunta sobre a mesa “
• O Rasha , O Desafiador que questiona como se estivesse for a da mesa formulando perguntas para que abalam a sua estrutura.

Os 4 Filhos do Seculo IX e XX
• O khakham , A Proposta desse filho nestes 150 anos Representa os Sionistas que questionaram a passividade da civilizacao judaica que discuidava de questao basicas de sobrevivencia do corpo. Omo podemos nos defender? Como podemos nos organizar de forma diferente e soberana? Como parar de ser um povo que mendinga por cidadania?
• O Tam , O Ingenuo ou Afetivo A Proposta desse filho nestes 150 anos ,foi a psicanalise . Nao somente pelos seus fundadores de origem judaica , mais principalmente porque ganhou o coracao e a alma de 25% dos Judeus. Ser judeu para 1/4 dos filhos assumiu o contorno desta pergunta e dessa pespectiva de produzir um novo ser humano.
• O Loiodea lishol (dentro da tradicao) , A Proposta desse filho nestes 150 anos ocupa a cadeira do judeu academico e cientista seja na figura de Einstein ou da desproporcionalidade de doutorados e premios nobel. Para esses judeus fazer parte das universidades e do mundo academico representou uma forma real de indentidade judaica: dava-lhe o direito de sentar na mesa mesmo nao sabendo muito o que perguntar. Sua mente estava alem da mesa sua forca e vitalidade provinha de estar sentado a sua volta.
• O Rasha ( o Mal ) , A Proposta desse filho nestes 150 anos foi a esquerda atraves do Socialismo e do Comunismo,Nao so pela descendencia Judaica de Marx,mas pela a inequivoca adesao de massas de judeus as suas propostas. Esses filhos faziam perguntas que abalavam a mesa. Para esses filhos a identidade judaica se processava por fazer perguntas desde essa cadeira. Sua espiritualidade estava em santificar o ser humano fosse quem fosse.

A Mesa do Seculo XXI
• Que mesa Rica!! Apesar de serem diferentes, nenhum desses 4 filhos saiu da mesa . E por incrivel que pareca,a mesa,com todo os seus desconfortos pertinentes a essa diversidade,acolheu seus filhos. Dessa relacao surgiram os netos de hoje que resgatam seu retorno pela casa dos avos.
• A licao dos 150 nos e que valeu estar sentado ao redor da mesa com filhos tao estranhos,com perguntas tao alheias aparentemente a uma boa mesa de Seder.
• Esta e a crise de Hoje, do Seculo XXI. O Sionismo Cumpriu seus papeis e desaparece como proposta questionadora a mesa. A Psicanalise se dissolve como parte de nossa cultura abrangente. A Academia perde forca num mundo que nao se percebe iluminista e para qual o pensamento e a eficacia se confundem. O Socialismo por sua vez nao e mais uma identidade, mais um aspecto do pragmatismo reinate em nosso seculo.
• Nossas mesas estao repletos de Netos. Sao eles que cantam Manistana ( O que Mudou ) Os Novos Filhos do Seculo XXI nao sabem perguntar por que nao sao diferentes. Esta e a grande crise do judaismo do Seculo XXI.

· Quais serao as formas de sermos diferentes neste nossos tempo?
· E de Que forma diferente sera que traremos nossas questoes a mesa?

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