Search This Blog

Thursday 7 July 2011

Necessitamos de uma Nova Voz Judaica !

Necessitamos de uma Nova Voz Judaica !

Jayme Fucs Bar – Kibutz Nachshon Julho 2011

Como um ativista da frente pela Paz entre Israel e Palestinos, e cidadão brasileiro e israelense, venho fazer escutar minha voz que talvez seja também a sua voz.

Como Judeu que se define como Humanista e Socialista, me sinto cada vez mais insolado dentro desse contexto dessa "Esquerda mundial" que durante muitos anos fui identificado e ativista.

Parte desses grupos que se reivindicam como "Esquerda Mundial" na verdade se transformaram, num novo tipo de fascismo pós moderno, que luta de um lado pelo direito justo do auto determinação do povo palestino e do outro nega a existência de Israel, e vê o Judaísmo/Sionismo como uma rede de interesses econômicos que atua para o domínio geopolítico da economia Mundial.

O Mais interessante é constatar que parte dessa esquerda faz "frente única" na sua estratégia com as forças do fundamentalismo islâmico mundial. "Frente Única" para propagar o ódio e deslegitimar a existência do estado de Israel, ampliando na sociedade em geral o crescimento ao racismo e o anti-semitismo.
O Incrível que o êxito dessa politica, vem ajudando cada vez mais a Israel a se fechar ao Mundo, pela medo da ameaça a sua existência, fato que somente fortalece cada vez mais as forças ultra nacionalistas e fundamentalistas em Israel.

Como um ativista pela Paz e a não-violência, cada vez mais me faz arrepios, no pensar sobre as conseqüências dessa nova estratégia desses grupos que se definem como " Nova esquerda mundial" entre elas no Brasil, que atua em harmonia com as forças obscuras dos governos e organizações fundamentalismo e anti democraticas como Irã, Hisbbola, Hamas e Síria. Do outro lado ver em Israel a legitimidade institucional que vem ganhando esses setores radicais ultra nacionalista dentro da sociedade Israelense, levando a politica atual do governo de Israel a um beco sem saida se afastamento totalmente da possibilidade de se encontrar um possivel acordo de Paz entre Israel e Palestinos.

Arrepios somente no pensar como essas novas tendências fascistas camufladas de esquerda e seus "companheiros" fundamentalistas islâmicos entendem em como colocar em prática a não existência do estado de Israel, E o que farão com com os seus 6 milhões de Judeus que vivem hoje em Israel?

Arrepios e um medo maior me faz pensar na reação de Israel, nas mãos dos ultra nacionalista que em uma ameaças como essa poderá sem duvida criar conseqüências dramáticas que possa levar em jogo toda humanidade.

Portanto Necessitamos hoje mais do que nunca da voz judaica sana! responsável e comprometida com o destino do estado judeu democrático.

Necessitamos da voz judaica que não tenha medo de criticar a politica do governo de Israel, frente à continuidade da ocupação dos territórios ocupados e a necessidade de um acordo de Paz imediato.

Necessitamos da voz Judaica que acredita no estado Judeu da carta magna de sua independência, comprometido com a visão dos profetas de um Estado judeu democrático, baseado na garantia da liberdade e direitos a todos seus cidadãos, visando a paz com seus vizinhos e voltado aos valores de justiça social,solidariedade,e fiel aos princípios a Ata das Nações Unidas.

Necessitamos da Voz Judaica que faça ouvir a necessidade reciproca da autodeterminação de um estado Palestino ao lado do estado judeu, dois povos dois países, que possa conviver e se respeitar sob a bandeira da paz e não-violência

Necessitamos da voz Judaica que não tenha medo de enfrentar e delatar o fascismo e do anti-semitismo camuflado de "esquerda".

Necessitamos da voz Judaica que saiba combater o perigo do fenômeno do fundamentalismo religioso que sêmea em nome de D'us, o ódio, o racismo, o anti-semitismo e o preconceito ao outro, pelo simples fato de ser diferente.

Necessitamos da voz judaica que possa estar junto com as forcas de paz em Israel e do mundo, para apoiar na mudança da realidade do conflito Israel/Palestina, que entenda que a Paz é uma necessidade estrategica de ambos os lados, e que somente a Paz podera garantir as futuras gerações de Israelense e palestinos a esperança de se viver um ao lado do outro com respeito mutuo e dignidade humana.