Search This Blog

Monday 16 February 2009

Pedagogia da Pratica e Etica no Hashomer Hatzair

Pedagogia da Pratica e Etica no Hashomer Hatzair
Jayme Fucs Bar

Definição do ser

O Ser humano são seres historicos culturais ,"são seres incompletos inacabados que estão numa costante busca"* Paulo Freire do significado da escência de sua vida.
O homem por sua natureza é um ser Buscador e está num constante processo de aprendizagem, essa aprendizagem lhe dá o direito de sonhar e acreditar em Utopias, Acreditar em Utopias é acreditar em Esperanças.
Buscar utopias, sonhos e esperanças é acreditar "Num Mundo menos malvado, menos feio, menos autoritário, mais democrático, mais humano".* Paulo Freire

A Conciência do ser inacabado

A Conciência de que somos seres inacabados nos possibilitou a evolução de adquirir uma linguagem, uma cultura e a nos organizarmos numa sociedade complexa.
"Essa concientização da necessidade de compreender o mundo surgiu como forma de possibilitarmos a compreender a entender nossa posição como ser humano"* Paulo Freire..
"A conciêcia do inacabado criou o que chamamos educação do ser", * Paulo Freire
onde educar se passa por essa relação entre a busca da perfeição e a compreenção do mundo que vivemos.


A Pratica de Aprender a comprender

Pratica educacional no Hashomer está no processo de aprendizado, onde como educador temos que ajudar ao chanich "a aprender a comprender "* Paulo Freire o seu papel como formador de opinião na tnuá na comunidade e em Israel.
"Pratica educativa é como nos compreendemos e tentamos compreender nosso compromisso com o a vida e o Mundo"* Paulo Freire .
Para isso procuramos não temer em fazer perguntas mesmo que muitas vezes não temos as respostas .

A Pratica educacional
No Hashomer ocorre num "espaço e tempo pedagogico"* Paulo Freire. Esse espaço e Tempo Pedagogico no Hashomer é amplo e abrangente, ele não ocorre somente no na peola no sabado no Ken ele ocorre em todos os momentos sejá ,na Escola, em Casa, Machane , no Passeios,nas atividades sociais, na convivência com o Grupo,no Shnat etc..
Espaço e tempo Pedagogico está relacionado tambem as condições gerais do Ken seja na higiêne,ou nas condições materiais para as atividades.
O Hashomer não se define como escola Formal ou Informal . O Hashomer se define como uma Keilat de Bogrim /ot , Keila de Madrichim e Chanichim, onde se convive dentro de um processo educativo de forma intensiva,onde toda a comunidade participa desse processo.

A Pratica da Etica
"A Tarefa Fundamental dos educadores e viver eticamente,praticar a etica diariamente"* Paulo Freire. A conduta do Madrich/a é o exemplo pessoal e a mensagem maior da pratica de como educar.
No Hashomer se desenvolve a pratica da Liberdade e Autonomia, essa pratica amplia na curiosidade e na criatividade de seus individuo, expressados em atos de atitudes de solidariedade e de compromisso com os ideais do Hashomer. " Liberdade e Autonomia é saber assumir os limites da liberdade,pois sem limites não há liberdade como tão pouco autoridade"* Paulo Freire.

A Pratica da Pedagogia critica
O Madrich/a no Hashomer não vem formar o chanich para a Mercado, isso vem sendo a função da escola e da sociedade . O Madrich/a no Hashomer tem o dever de formar "seres conscientes,curiosos e criticos. A pratica do educador é Lutar por uma Pedagogia crítica"* Paulo Freire. de permanentes perguntas!!
O que vem a ser nosso papel como Madrichim na comunidade Judaica?
O que queremos alcançar e trasformar?
Qual é a nossa relação entre a comunidade e o estado de Israel? O que vem a ser um Formador de Opinião? Qual sua função?
Por que queremos criar Keilot Bogrim Em Israel e no Mundo?
O que e uma sociedade Alternativa?
Portanto, os Madrichim/ot devem estar numa constante procura para enfrentar essas essas e outras perguntas e procurar uma pratica como resposta .

A Pratica de adguirir o conhecimento
O Educador não é depositador de conhecimento no educando como um "bancário"* Paulo Freire, o Madrich/a constroem o conhecimento com o chanich através de questionamentos , diálogo e da solidariedade. A construção do conhecimento e pratica educativa ocorre em tres processos.

· A Coginitiva:
Estudos Teoricos,leitura de Textos,elaboração de futuros projetos,pesquisa.
· A Experiençia Pratica :
Participação e planificação de projetos ,Encontros,Passeios,seminarios
· Vivencial :
Experiençias Individuais, Vivençia Grupal, Conviver com novas culturas,saber ter limitações e tomar decições ,assumir liderança,participação,maturidade.

"Não se pode separar a Pratica da teoria ,Autoridade de Liberdade,Ignorançia de saber,Respeito ao Professor de respeito aos alunos, ensinar de aprender" * Paulo Freire

No comments: