Search This Blog

Friday 27 February 2009

Moises Hess

Moises Hess

Nascido em Bonn em 1812, Foi conhecido em sua vida principalmente por suas Atividades Socialistas.
Foi um Teorico socialista, colaborando diretamente com Marx e Engels. Foi Exilado politico na França devido ao seu Ativismo Politico. O Propio Karl Marx o Considero como “ Socialista Verdadeiro”.
A Diferença entre Marx e Hess se encontrava no conceito filosofico.
Marx Fundador do Socialismo Cientifico ,onde estudava as leis e os
processos de Produção econômica “ Dialética da História”.
Hess Via o Socialismo como necessidade Moral e Humanista como forma de liberar o ser Humano e a sociedade de diferenças socias.
Hess foi de uma familia tradicionalmente religiosa,de poder aquisitivo,participou de forma ativa por sua emancipação e integração a sociedade alemã ,se afastando por completo do Judaismo e se dedicando as lutas sociais dos Proletarios.
Depois de 20 Anos fora da Vida Judaica e de forma imprevisiva se retira das atividades politica em 1852 para se dedicar aos estudos das ciências sociais.
Neste periodo em 1862 publica um livro que deveria se Chamar “: O
Surgimento o Estado de Israel”,porem o livro recebe um nome
meio vazio “ De Roma a Jerusalem”

Em seu Livro escreve de Forma comovedora:

“Depois de Vinte anos afastado de meu povo,volto a ele, compartilhando de suas festividades , alegrias , dores ,esperança e recordações..
Tomo parte de uma luta espiritual e intelectual de nossos dias dentro da casa de Israel
Entre o nosso povo e o mundo exterior….Um sentimento que vem acordar novamente o Pensamento da necessidade de minha nacionalidade a se unir aos meus antepassados na terra santa a cidade eternal o lugar onde nasceu e crescerá a unidade divina da vida e a esperanca da hermandade de todos os homens”
Hess no seu livro foi na verdadeo Pioneiro a defender o retorno a Terra de Israel num Estado Judeu na Palestina,propos fundar um Estado “ Socialista Mosaico” teve a visão de estabelecimento de colonias agricolas socialistas,onde as terras pertenceria a nação judaica e não ao individuo.

Hess Suprimiu o seu Tempo se adiantou a seu momento historico. Os Poucos intelectuais judeus que leram o seu livro o atacaram amargamente considerando “ romantico reacionario”
A Ideias de Hess ficaram no esquecimento por muitos anos, Hess foi um pioneiro autentico. Hertzl leu pela primeira vez o livro de Hess apois de terminar e publicar “ O Estado judeu”. Em seu diario Hertzl declarou “ tudo que tinha pensado esta aqui neste livro”

Hess Morreu no esquecimento em Paris em 1862.

No comments: