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Tuesday 17 February 2009

Curso Historia do Sionismo

Curso História do Sionismo


Caro Aluno,
Está é a apostíla de estudo do Curso História do Sionismo. Ela foi programada para voce ! tentando facilitar da melhor maneira possivel o seu aproveitamento,espero que parte desse material sejá uma abertura para a sua curiosidade intelectual e fonte de suas futuras Atividades Comunitaria.

Shalom!

Professor - Jayme Fucs-Bar


Nacionalismo e a Emancipação Judaica

O Que Levou a o surgimento Emancipaçäo JUDAICA?

Revolução Francesa 14 de julho de 1789
Consequencias dessa revolução:
· O direito ao conceito de autodeterminação como nacao.
· Nação como soberania nacional.
· Direito a ter uma nacionalidade
· Direito a cidadania
· Direito a herança nacional
· Centralidade cultural
· Definição de espaço territorial
· Direito e deveres civis
· Separação estado e religiao
· Participação popular / Democracia
· Conceito ideologico constitucional " Liberdade, Igualdade e Fraternidade"



Como viviam os judeus antes da revolução Francesa 1789?
· Judeus da Europa eram confinados a viver em queto e eram todos religiosos.
· Viviam dentro do conceito "Uma nação dentro de outra Nação".
· As leis que regiam a vida judaica erão as leis rabinicas onde cada comunidade tinha seu lider espiritual.
· A Maioria dos Judeus eram bastante pobre e pequenos comerciantes .
· Parte dos pequenos comerciantes acomularam capital e se tornaram ricos.
· Não tinham direitos e seus deveres eram pagar impostos opresivos para garantir sua estadia ao marco territorial do Gueto.
· Erão proibidos a adguirir terras e morar em centros urbanos.



Quem era esses Judeus comerciantes na Europa antes da revolução Francesa?·
Mantinham relações cosmopolita de contatos em varios centros urbanos espalhado na europa.
· Tinha o conhecimento de varios idiomas.
· Experiência longa com questões relacionado ao comercio
· Contatos e Relações comerciais fora da Europa.
· Gerenciador de uma nova economia paralela a economia feudal.
· Graças ao comercio parte desses judeus consequiram um novo status dentro da Monarquia Europeia os Schutzjuden ( Judeus Protegidos) ou os Judeus da Corte.
Que status tinham os Judeus Comerciante antes da revolução francesa?
· Crecimento do interesse comercial dos Estados tendo o judeu como fonte de renda.
· Tolerancia aos judeus em Troca de infligir-lhes restrições e pagamentos pesados.
· Revisão do regulamento de status dos judeus onde os judeus eram dividos pelo seu valor ao estado.
· criação do status de previlegios gerais a um número de judeus ( comerciantes) onde tinham todos os direitos econômicos e de residencia permanente/.



A questão Judaica na revolução Francesa

Judeu Frances ou Frances de religião Mosaica?
Comunidade Judaica na Franca 1789:
· Viviam 50.000 judeus confinados em Guetos
· Napoleão em julho de 1806 exige realizar uma assembleia para se discutir o status dos judeus na França.
Napoleão convoca 71 senedrim onde exige resposta para as suas 12 perguntas
1. É possivel um judeu ter mais de uma esposa?
2. O divorcio é permitido na lei judaica?
3. Pode um Judeu casar com um cristão?
4. No ponto de vista dos judeus os franceses são irmãos ou extrangeiros?
5. O que diz a lei judaica sobre os não judeus (franceses)?
6. Os judeus nascido na franca vê a Franca como sua Patria? Se sente obrigados a defende-la? Considera suas leis obrigatorias?
7. Quem Nomeia os rabinos?
8. Qual e a juridição legal dos rabinos ou da França?
9. A forma das eleições dos rabinos estão vinculadas a jurisdição legal ao estado ou ao costumes e usos dos judeus?
10. Existe profissão proibidas aos judeus?
11. A lei Judaica proibe a usura aos Judeus?
12. A Lei judaica proibe o uso da usura ao extrangeiro?

Declarações sobre a emancipação judaica dos judeus franceses:
" Desejo por todos os meios garantir que os direitos que foram restituidos ao povo judeu não sejam ilusórios....Necessitamos encontrar para os judeus uma jerusalem na França" Napoleao III 1806
''Ou os judeus aceitem a cultura nacional francesa ou de outro modo que sejam banidos da França" Clamont Tonniere membro da assembleia francesa 1806
"Nao somos Uma nação dentro de uma nação ! á Franca é a nossa Patria" Abrão Furtado lider judeus na assembleia 1807

Qual será as Consequencias da revolução Francesa no Mundo?
· Nacionalismo e identidade nacional
· O homem como Centro do mundo e de suas atenções.
· O conhcimento da Ciência como istrumento para explicar os fenomenos do mundo.
· Emancipação do homem atravez da ciencia e do saber
· Separação entre a religião e o estado.
· Livre comercio.
· Capitaliso mercantil.
· Revolução industrial.


Consequência da Revolução francesa aos judeus da Europa

SONHO OU UM FUTURO PESADELO?
· Judeus podem sair do Gueto e participar da vida urbana.
· Judeus comecam a ganhar o status de cidadania.
· Judeus se tornam cidadões de religião mosaica.
· Judeus se integram a vida social ,politica e economica.
· Judeus se integram aos valores da cultura cristã.
· Judeus tem ascenção ao estudos nas universidades
· Judeus adguiriram profissões integradas a sociedade em geral( jornalismo, advocacia,medicina)
· Judeus fazem parte das discuções e das lutas sociais da sociedade cristã.


A Nova Questão Judaica:
Como se manter judeu e ao mesmo tempo ser parte da vida da sociedade cristã sem se assimilar?
· Se converter ao cristianismo
· Ser judeu em Casa e cidadão na sociedade
· Se manter fechado no Gueto
Respostas A questão Judaica

"Ser ou não ser Judeu?"
HASKALA - MOSES MENDELSON
· Mandelson acreditava que a comunidade judaica deveria abrir para o mundo em geral , incentivava os judeus adotar o costumes dada cultura da sociedade geral.
· Propunha que os judeus adguir o conhecimento na ciencia, alem dos estudos religiosos
· Moises Mendelson Conclamava aos judeus: " sejam judeus em casa e cidadões na sociedade" Sua esperança que os judeus seriam aceito na sociedade e nos paises que viviam como: cidadões"alemães" de religião judaica.


Moises Mendelson
Nasceu em 1729 no gueto de Dessau,filho de pobre escriba de torá.
· Teve a sorte de ser aluno de David Frankel que fez conhecer a biblia e a filosofia de maimodes se trasferiu para Berlim junto com o rav Frankel que foi convidado a ser o Rabino chefe de Berlin.
· Foi na alemanha um exelente aluno ,e em contato com a cultura alemã estudou latim,alemão,filosofia e metafisica se dedicando a trabalhos literarios,ganhando um premio literario na academia de Berlim.
· Por suas obras literarias teve o reconhecimento de Frederico o grande que o Tornou um Judeu Previlegiado
· Cria o Conceito da Haskala (esclarecimento) foi um ataque aberto as restrições rabinicas e uma nova porta para a emancipação judaica


O Nacionalismo e os Judeus na Europa
Quais foram as consequencias do Nacionalismo na sociedade europeia?
· Dificuldade de integração aos valores da revolução francesa nos paises da europa oriental.
· Industrialização da economia.
· Crescimento ubano .
· Pobreza urbana.
· A luta interna entre a monarquia e republicanos.
· A dificuldade dos paises europeus em definir os marcos de suas fronteiras e o direito de seus cidadões.
· Ascenção do nacionalismo como xenofobia
· Guerras e lutas entre estados nacionais.
· Guerras e massagres a minorias etnicas.


Como esse Nacionalismo vai influenciar na vida das comunidades judaica na europa?

· Pogrom na Russia ( Massacre de milhares de Judeus)
· Antissemitismo generalizado na europa.
· Judeus visto como extrangeiro não leal ao estado.
· Manipulação do estado "O judeu a causa dos problemas nacioais"
· Nacionalismo Judaico
· Movimentos Sociais ( o Socialismo ,Liberalismo)


A Busca de soluções para a questão judaica

Iehuda Leib Pisker
( 1821 –1891)
Escreveu o livro – Autoemancipação (1881)
Pregava a autoemancipação dos Judeus em Eretz Israel como Solução dos problemas dos Judeus na Europa .

Filho de uma familia Erudida judaica, se formou na universidade de Moscou e foi condecorado como como heroi na guerra da Crimea.
Depois de uma grande onda de ntessemitismo em Odessa , se convenseu definitivamente de que seu esforco de se integrar a sociedade Europeia era uma ilusao.
Em 1881 escreve seu livro anonimamente em Berlin que recebera o nome de "Autoemancipacao".
Neste livro Pinker prega a necessidade de criar em Eretz Israel comunidades Judaica Autonomas, e declra que os judeus necessitam de uma patria propia.
Pinker nao compartilhava com as ideias e o otimimo socialistas na europa que ve o socialismo como a cura ao mau do antesemitismo.

Pinker define de forma brilhante o antisemitismo na Europa:
"Para os Vivos os judeus sao uns mortos, para os nativos um extrangeiro,para os extrageiros um vagabundo,para os proletarios um poderos, para os ricos liberais um socialista desordeiro,para os pobres um explorador e para todas as clases um rival odiado"

Pinker com suas ideias , propos comprar terras para o ascentamento judaica em Eretz Israel , criar estado autonomo emancipado sob a protecao das potencias.
Suas ideias foram ridicularizadas por muitos judeus na europa, em uma audiencia ao rabino mor de Viena, onde foi pedir apoio as suas ideias o rabino Mor de viena recomendou a Pinker um descanso mental.

Em 1881 se funda na russia um movimento sob as bases da ideia de Pinker " Hovevei Sion" amantes de Sion, onde aclamavam a migracao a Eretz Israel.
Entre esses grupos surgiram o grupo de universitarios russos BILU ( Beit yakov Lechu venelcha) casa de Jaco adiante a frente
Serao eles os primeiros Chalutziam a se imigrar a Eretz srael fundando pequenas colonias agriculas, hoje cidades em Israel como: rechoot, rishon le Sion.Petach tikva,Metula e outras.
População Judaica na Palestina 1845
População Judaica – 12.000 habitantes
Concentração – Jerusalem,Safed,Tiberias e Hevron
Situação – População tradicionalmente religiosa e pobre .
1882 Biluim
População judaica – 24.000 Habitantes
Chegada do Primeiro grupo de colonos modernos ( Biluim)
Estabeleceram em colônias agriculas de Guedera,Rishon le
Tzion e Pethach Tikva.
Os Biluim abriram o Caminho para a colonização judaica
Em Eretz Israel 15 anos antes do primeiro Congresso
Sionista.
Carta de Manifesto dos Biluim
“ Queremos um Lar Nacional para o povo judeu ele e dado por nosso Deus .Pedimos ao Sultão se não for permitido a se obter ,que nos seja permitido a possui-lo pelo menos num estado dentro de um estado mais amplo”

Rabino Zvi Hirsch Kalicher
( 1795 – 1874)
Escreveu um Livro- Promessas Messiânicas da Biblia (1862)
Pregava o comprimento do dever de o povo voltar para o solo de seus ancestrais como parte das previsões Messiânicas

Em 1862 O rabino Kalisher escreveu um pequeno folheto em hebraico "drishat sion" Kalisher tinha 60 anos de idade quando escreveu esse folheto, onde se refere de forma supreendente a rendencao de Sion, com um vissao religiosa moderna ate existencialista.

" a rendencao de Sion nao chegara com um milagre repentino, o messias nao sera enviado para tocar suas trobetas... nao rodeara a cidade santa com uma roda de fogo e nem causara a rendencao do templo sagrado travez do ceu... somente pessoas estupidas pode acreditar e tanas tonteras, homens sabios sabem que a rendencao de sion somente podera ser realizado atravez d esforco dos propios judeus.
O todo poderoso realizara sua seu milagre no momento que os judeus renuncie sua fortuna em favor de sion".

O Impacto do folheto "Drishat Sion" foi muio limitado na europa. O unico resultado pratico foi o surgimento em Israel da Escola Agricula Mikve Israel existente ate hoje.
No futuro as ideias dealisher ira influnciar ao Rabino Avraham Kook

Moises Hess
( 1812 – 1875 )
Escreveu o Livro – Roma Jerusalem ( 1862)
Pregava o restabelecimento dos judeus em Israel baseados nos principios Eticos de justiça Social.

· Nascido em Bonn em 1812, Foi conhecido em sua vida principalmente por suas Atividades Socialistas.
· Foi um Teorico socialista, colaborando diretamente com Marx e Engels. Foi Exilado politico na França devido ao seu Ativismo Politico. O Propio Karl Marx o Considero como “ Socialista Verdadeiro”.
· A Diferença entre Marx e Hess se encontrava no conceito filosofico Marx Fundador do Socialismo Cientifico ,onde estudava as leis e os processos de Produção econômica “ Dialética da História”.
· Hess Via o Socialismo como necessidade Moral e Humanista como forma de liberar o ser Humano e a sociedade de diferenças socias.
· Hess foi de uma familia tradicionalmente religiosa,de poder aquisitivo,participou de forma ativa por sua emancipação e integração a sociedade alemã ,se afastando por completo do Judaismo e se dedicando as lutas sociais dos Proletarios.
· Depois de 20 Anos fora da Vida Judaica e de forma imprevisiva se retira das atividades politica em 1852 para se dedicar aos estudos das ciências sociais.

Neste periodo em 1862 publica um livro que deveria se Chamar “: O Surgimento o Estado de Israel”,porem o livro recebe um nome meio vazio
“ De Roma a Jerusalem”

· Em seu Livro escreve de Forma comovedora:

“Depois de Vinte anos afastado de meu povo,volto a ele, compartilhando de suas festividades , alegrias , dores ,esperança e recordações..
Tomo parte de uma luta espiritual e intelectual de nossos dias dentro da casa de Israel.
Entre o nosso povo e o mundo exterior…existe um sentimento que vem acordar novamente o Pensamento da necessidade de minha nacionalidade a se unir aos meus antepassados na terra santa a cidade eternal o lugar onde nasceu e crescerá a unidade divina da vida e a esperanca da hermandade de todos os homens”
Hess no seu livro foi na verdadeo Pioneiro a defender o retorno a Terra de Israel num Estado Judeu na Palestina,propos fundar um Estado “ Socialista Mosaico” teve a visão de estabelecimento de colonias agricolas socialistas,onde as terras pertenceria a nação judaica e não ao individuo.
· Hess Suprimiu o seu Tempo se adiantou a seu momento historico. Os Poucos intelectuais judeus que leram o seu livro o atacaram amargamente considerando “ romantico reacionario”
· A Ideias de Hess ficaram no esquecimento por muitos anos, Hess foi um pioneiro autentico. Hertzl leu pela primeira vez o livro de Hess apois de terminar e publicar “ O Estado judeu”. Em seu diario Hertzl declarou “ tudo que tinha pensado esta aqui neste livro”

Hess Morreu no esquecimento em Paris em 1862.



Imigracao para America
1890 - 1914
· Devido ao crescimento economico do continente americano de aproporcionar a possibilidade imigratoria em grande escala levara a imigracao em massa de milhares de judeus da europa oriental como solucao mediata ao antisemismo e as desilusoes emanciparorias da europa.
· Grande parte dessa migracao chegara a America do Norte. Formando uma nova e influente comunidade judaica no mndo.

Nacionalismo judaico Territorialista
· Modecai Manuel Noah
Pregava a concentração dos judeus numa ilha do Rio Niagara ( Ararat) EUA (1890)
Barão Mauricio Hirsch
Pregava a concentração dos judeus em terras na Argentina e sul do Brasil.(1891)


Socialistas e Internacionalismo
· Leon Trotski (Lev Davidovith)
lider da Revoluçāo Russa em 1917
Pregava a Revolução Socialista mundial sem estado e fronteiras concentração Cultural do Povo Judeu em um Territorio Socialista escreveu o livro “ A Revoluçāo Permanente”.

· Socialistas ( Bundistas )
Pregavam o Socialismo como Solução aos problemas judaicos Acreditava que a Revoluçāo Socialista seria a Soluçāo para o Povo Judeu.
Acreditavam na concentração das massas judaicas num estado de autonomia Cultural.
Eram Marxistas leninista e grande parte dos Bundistas participaram ativamente da Revoluçāo Russa de 1917.


A Palestina no final do Seculo XIX
· Palestina Governada pelos Turcos desde de 1517
· Situaçāo de decadênçia econômica e politica
· A terra de Israel devastado com pragas nas colheitas, fome e abandono.
· O Governo na Palestina baseado em corupção generalizada.
· Situaçāo da populaçāo falta de segurança.


A Ideia de Colonização do Lord Palmerson 1840
A Carta do Lord Palmerson ( Secretario do Exterior do Governo Britanico) ao embaixador inglês na Turquia
“ Existe uma forte crensa entre os judeus dispersos pela Europa uma forte crença em de que se aprixima o tempo em que sua nação retornará a Palestina,e consequentemente o desejo de ir para la se tornou mais intenso,e seus pensamentos inclinaram-se mais atentamente que antes sobre o meio de realizar esse desejo”
Publicação no Jornal Inglês “Times” 1897
“ A Proposta de fixar um lar para o povo Judeu na terra dos seus antepassados,sob a proteção das potençias,não e mais uma questão de especulação,mas uma seria consideração politica.”

O Que é o Sionismo?
O Sionismo é o Movimento Nacional do povo Judeu. Esse movimento faz parte de um processo histórico milênar ,seus laços entre o povo judeu e a terra de Israel remontam ao tempo do Patriarca Abraāo.
O Povo do Exodo do Egito , O Povo do Livro, com as suas 12 tribos , seus Reis , Seus Sabios e Profetas incorporaram o espirito de sua sobrevivência .
Mesmo espulso de sua terra e espalhado pelo Mundo,os seus lamentos , preces e esperanças sempre estiveram dirigido a Terra de Sion .
Juda Halevi escreveu no seu livro Kuzari em ( 1075 – 1141) ‘ A unica Esperança para o povo judeu está na terra de Israel Nosso Lar , A Nossa Terra Māe“.
Mais somente a um sêculo atras nasceu o Sionismo politico onde sua ideólogia é a consequência lógica das doutrina nacionais enaltecida pela Revoluçāo Francesa que proclamou os Direitos dos homens e a liberdade das nações.
O Movimento Sionista foi para muitos judeus a resposta politica a sua situaçāo de opresāo e extêrminio.
O Sionismo de Hertzl foi fundamentado na aspiraçāo da massas judaica de ser um povo em sua propia pátria.
A missāo do Movimento Sionista foi a construçāo de um lar nacional judaico Em Eretz Israel que garanti-se a segurança fisica e preservaçāo de sua Cultura e Tradiçāo para as futuras gerações.
“Os Judeus nāo cessaram de sonhar com esse sonho real: “ No proximo Ano em Jerusalem” Tal e essa nossa velha palavra. Trata-se agora de demostrar que o Sonho se pode trasformar em realidade” ( dito por Theodor Hertzl ,1896 )
Judeu” As Massas Judaicas Aderiram a sua Ideia.

Theodor Hertzl

Nasceu em Budapeste em 2 de Maio de 1869.

Sendo filho de māe nāo judia, seu pai um judeu em processo de
Assimilaçāo era diretor de um Banco Hungaro.

Seu unico contacto em sua juventude com o judaismo foi o seu Bar-Mitzva
que fez aos 13 anos,porém perdeu de vez o contacto com a vida judaica .
Entrou na Universidade de Direito, onde na Universidade a principio se
Convensera-se que a melhor soluçāo para o Judaismo seria a sua
assimilaçāo.

Hertzl apesar de seus estudos de direito gostava de ler e escrever peças
teatrais e crônicas,em suas leituras leu o Livro anti-semita de Eugen
Duhring “ O judeu como problema de raça e cultura”que o abalou
profundamente no seu modo de pensar.

Em 1883 como ativista do grêmio de estudante da universidade se rebelou
publicamente contra a assémbleia que pregava o anti-semitismo .

Como Advogado se desgostou da profissāo .Começou a escrever crônicas para os jornais de Viena ,assumindo em 1887 o cargo de Redator sendo nomeado em 1891 a ser correspondente em Paris.

Em paris como jornalista bem sucedido começou a se preocupar de forma
obsecada com a questāo judaica escrevendo em 1894 uma peça literária de
Nome “ O novo gueto” onde defendia a volta dos judeus a vida espiritual.

Em 1894 com a acusaçāo do militar judeu Alfredo Dreyfus e todo anti-semitismo que se revelou nesse caso,abalou profundamente a Hertzl ,na qual em sua mente começou a cristalizar a ideia de procurar uma soluçāo para o povo judeu.

Em 1895 Hertzl apresentou ao Barāo Hirsch um memorando de 22 paginas
sobre a sua ideia “O Estado Judeu” ,o Barāo considero o escrito algo de um
lunático sonhador,sendo considerado pela aristocracia judaica uma pessoa
Trágica e ridicula.

Hertzl nāo se desanimou e ameaçou em “agitar as massas
judaicas”.Escrevendo em 1896 o seu livro “ O Estado Judeu “
Apesar de ser considerado um “louco” ridicularizado como o “Julius Vernes

Primeiro Congresso Sionista
Basiléia 29 de agosto de 1897


Apesar das dificuldades,e o temor de muitos judeus de que o Congresso Sionista iria provocar os anti-semitas e aumentar as acusações sobre a falta de lealdade dos judeus .

Hertzl e um grupo pequeno de amigos estavam disposto a tudo para colocara em Pratica suas ideias,com o dinheiro de seu propio bolso e organizando quase tudo sozinho,fez acontecer um evento Histórico para o Povo Judeu. Era a primeira Assembleia Mundial dos Judeus depois da disperçāo e obra de um só homem.

No Dia 29 de Agosto de 1897 na Basiléia Suiça aconteceu o Primeiro Congresso Sionista judaico,compareceram 197 delegados representando as comunidades da Europa Ocidental e Oriental América e Argelia.

No Congresso a bandeira Azul e Branca e sua estrela de Davi junto com o hino a Tikva foi pela primeira vez visto e cantado.

“ E no dia 29 de Agosto de 1897,os delegados se reuniram no salāo de
reuniões com expectativa,temor e emoçāo. Hertzl sobe o palco tranquilamente ….
O salāo se enche de uma vibraçāo,como se acontecesse diante dos nossos olhos um milagre histórico.Era como se o grande sonho de nosso povo.durante dois mil anos,estivesse se realizando nesta hora e que em nossa frente estivesse o Messias,filho de David”
( Ben-Ami delegado do primeiro Congresso)

O Programa da Basiléia
“ Se quiseres,nāo será esta uma lenda”
( Hertzl )

Os Objetivos definido no Primeiro Congresso:
Missāo do movimento Sionista é oferecer ao povo judeu uma patria na terra de Israel onde seja reconhecida pelas nações do Mundo.
Assentamento da terra de Israel por agricultores,artesāos e industrias.
Fortalecer o sentimento a da conciência nacional Judaica.
Trabalho de diplomacia para consequir o apoio das grandes nações e dos governos para atingir os objetivos do Sionismo.
“ Na Basiléia fundei o Estado Judeu.Se dissesse isso em publico,a reaçāo seria de gargalhadas por todos os lados. Talvez daqui a cinco anos,ou no maximo 50 anos,todos Reconhecerāo” ( Hertzl )


A Estratégia do Movimento Sionista 1897 a 1904

· Consequir apoio do Governo Turco para legalizaçāo das colônias judaicas em Eretz Israel.
· Ampliar os espaço diplomáticos com as potênçia : Alemanha,Inglaterra e USA.
· Consequir apoio financeiro da Aristicracia Judaica.
· Criar o fundo Judaico Mundial.
· Criaçāo do Banco Anglo Palestine Company ( Banco Leumi ).
· Aumentar o número dos Filiados ao movimento Sionista Mundial.
· Fomentar a Aliá para Eretz Israel.
· Criaçāo de Comunidades Coletivistas em Eretz Israel.


O Sionismo e a primeira Guerra Mundial.


Periodo Wolffsohhn 1905 - 1913
Depois da Morte de Hertzl se pensou que o Movimento Sionista havia chegado ao seu limite. O Movimento que foi sua criaçāo e o laço de uniāo entre os seus membros iria chegar ao seu fim. Hertzl foi o presidente o lider e o profeta ; Seria
Dificil achar um substituto que poderia inspirar a confiança do Movimento.
David Wolffsohhn tinha 49 anos quando assumiu o cargo de Hertzl em 1905
Nāo deseja o cargo porém teve que assumir sob pressāo geral .
Wolffsohhn nāo tinha o carisma de Hertzl ,nāo era um intelectual, porém
Com fidelidade continuou a politica de Hertzl de forma organizada tentando
Consequir apoio financeiro e melhores acordo com os Turcos para falilitar a imigraçāo judaica.

A situaçāo dos judeus na Primeira Guerra Mundial
1914-1917
Nas vespera da primeira guerra Mundial 8 dos 10 milhões de Judeus da Europa viviam no Imperio Russo,Os judeus foram mobilizados para participar das frentes de batalha.
Sendo acusado de traiçāo,levando a persequisões,violência e espulções,neste período emigraram para América Dois Milhões e duzentos e cinquenta mil judeus. A primeira Guerra mundial marcou de forma decisiva a presenca dos judeus Americanos no movimento Sionista.
A vitória dos ingleses ,Franceses e Americanos mudou de vez as correlações de força da Europa sendo a Inglaterra a grande vitoriosa assumia o direito sobre a Palestina.


A Era Waisman
Waisman brilhante ciêntista descobridor da Acetôna que teve um papel muito importante na Guerra ,tinha como Amigo pessoal Loyd Georg presidente das Monições que se tornaria primeiro Ministro Inglês.
Waismann seria o verdadeiro estrategista e diplomático, que daria uma guinada no futuro do Movimento Sionista.
Artur James Balfour e Waismann se encontraram pela primeira vez em 1906. Balfour tentou convencer Waismann que recusa a “ Proposta de Uganda" Tinha sido um grande erro.
Numa Curiosa inversāo ,Waismann consequiu convencer a Balfour de que ele é que estava errado: Que Sion era a unica Patria viavel ao povo Judeu. Depois desse episódio Balfour se tornou um dedicado apoiador da causa Sionista.Quando Waisman se encontrou novamente com Balfour era entāo secretário do Exterior.que o declarou:
“ Sabe daquele encontro que tivemos em 1906,acredito que quando os canhões se silenciarem o senhor poderá ter a sua Jerusalem”

A Declaraçāo de Balfour

Waisman trabalhou muito febrilmente de consequir do governo Britânico um reconhecimento de direito do povo judeu se estabelecer em Eretz Israel sob
O protetorado do governo Inglês.Os estraordinários esforços de Waismann e o
Apoio de importantes personalidades judaicas do gabinete Britânico como:
Herbert Samuel,Walter Rothschild,Harry Sacher,Israel Sieff e Simon Marks.
Fez que nos fins de janeiro de 1917 submetera ao Foreign Office um memorando
Oficial intitulado” Esboso de Programa para recolonizaçāo da Palestina”
Seus principios era que na Palestina os judeus seriam reconhecido como naçāo,sendo –lhes concedidas todas as liberdades- cívicas,nacionais,politicas e religiosa bem como o direito de comprar e vender terras.

Os Judeus Anti-Sionistas tentaram de tudo para atrasar a emissāo da declaraçāo de Balfour,tinham mêdo que com a declaraçāo levaria as nações a um antisemitismo generalizado.
No Dia 2 de Novembro de 1917 o Foreign Office eviou uma Carta endereçada a Lorde Rothschild membro da camera dos lordes.


Caro Lorde Rothschild,

Tenho o grande prazer em trasmitir-lhe,em nome do governo de sua majestade,a seguinte Declaraçāo de simpatia para com as aspirações judaicas Sionistas,que foi submetida ao ,e aprovado pelo gabinete:
“ O Governo de Sua Majestade encara favoravelmente o estabelecimento na Palestina de um lar Nacional para o povo Judeu,e enviará os seu melhores esforços para facilitar a
consecuçāo desse objetivo,ficando claramente entendido que nāo se fará nada que se possa prejudicar os direitos civis e religiosos das comunidades nāo judaicas existentes na Palestina,bem como os direitos e condições politicas gozados pelos judeus em qualquer
outro pais.”
Eu ficaria agradecido se esta declaraçāo fosse levada ao conhecimento da Federaçāo Sionista.

Sinceramente,

Arhur James Balfour


A Declaraçāo de Balfour levou o inicio de uma campanha militar britânica na Palestina ,que um mês depois,no primeiro dia de Chanuká de 1917 o Lorde Allenby Entrou em Jerusalem. Entre as suas tropas estava três batalhões judeus da legiāo Judaica,formado por voluntários da Inglaterra ,Canada .EUA e Populaçāo judaica da Palestina,tendo em frente Iossef Trumpeldor.



Os Pensadores Sionistas

Gordon Aharon David
1856 – 1922
Escritor e pensador. Uma das maiores personalidades intelectual do movimento dos trabalhadores de Eretz Israel.
Pregava e valorizava o trabalho fisico como forma de elevaçāo do ser Humano.
Nasceu na Russia chegando a Eretz Israel em 1904 com 48 anos de Idade,se dedicando ao trabalho a terra e foi um dos fundadores do primeiro Kibutz em Israel Degania. Acreditava na Uniāo entre o homem e a natureza e via o Sionismo como rendençāo do povo judeu no regresso a terra atraves do trabalho e a vida coletiva.
Jabotinsky Zeev
1880 - 1940
Lider do Movimento Sionista – Revisionista fundador do Movimento Juvenil Betar e do irgun Zvai Leumi ( Etzel) . Nasceu em Odessa 1880
Jabotinsky formulou a doutrina básica do Revisionismo,nāo se tratava em revisar ou modificar as ideias do sionismo e sim revisar a sua politica de momento. O Revisionismo acreditava ser o unico herdeiro autêntico da tradiçāo do Sionismo Politico de Hertzl – Nordau . Jabotinsky foi maximalista em suas ideias revindicava a Palestina aos judeus incluindo a trasjordania.
Foi considerado um dos grandes ideologos do Movimento Sionista.
Bororov Ber Dov
1881-1917
Lider do Movimento Poalei Sion, Fundou o Movimento politico Sionista – Socialista ,Suas ideias se baseava numa analise economica e social do proletariádo judeu onde acreditava que somente um estado judeu em Eretz Israel permitiria ao proletário judeu a se libertar e participar da luta de classe.Bororov foi o primeiro a analisar o problema judaico dentro do ponto de vista do Marxismo.
Suas ideias determinou o caminho dos movimentos politicos Sionista Socialista da época principalmente na sua forma de colonizaçāo e organizaçāo em Eretz Israel .

Ajad Haam
1856 – 1927
Escritor Jornalista , sustentava a ideia de que Eretz Israel seria o Centro espiritual do Povo Judeu, e acreditava que o unico meio de aprofundar os ideais Sionista de amor a Eretz Israel seria pela educaçāo. Pregava o renacimento moral e espiritual do povo judeu,como passo prévio para o renascimento material. Era opositor do Sionismo Politico de Hertzl, se estabeleceu em Tel- Aviv em 1922 dirigindo a revista Hashiloch em Hebraico.
Kook Abraham Itzjak
1865 – 1935
Rabino chefe de Eretz Israel no mandato Britanico. Escreveu varios livros sobre a problemática do povo judeu e seu sofrimento onde apoiava a colonizaçāo de Eretz Israel.Chegou a Israel em 1904 como chefe da comunidade judaica em Yafo,rapidamente adguiriu um prestigio muito grande em todas comunidades judaica na Palestina. Apoiava a fundaçāo das colonias coletivista é considerado como o pai do movimeto Sionista Religioso ,na qual suas ideias influenciaram o movimento juvenil Bnei Hakiva.
Trumpedor Iosef
Um dos grandes nomes do Pioneireirismo em Eretz Israel é considerado o fundador da Brigada Judaica ,chegou a Palestina em 1912 trabalhou em Degania devido ao seu envolvimento politico contra os Turcos teve que se exilar
do Pais.Foi fundador do movimento “ Hejalutz “ que organizava a juventude para colonizar Eretz Israel. Liderando a auto defesa judaica morreu em batalha de forma Heróica em Tel – Chai.Suas ultimas palavras foram” Estou bem em morrer pela patria”


Os Fatos Histórico do Sionismo
Primeira Aliá:

1882 –1904 A Aliá massiva dos judeus a Eretz Israel ocorreu devido aos pogrons na Russia .Os novos Imigrantes procediam principalmente da Europa Oriental,chegando a 25.000 o numero de Olim que imigraram durante o periodo da primeira Aliá.
Eles Estabeleceram 23 novos focos de colonizaçāo judaica .Esses imigrantes enfrentaram grandes dificuldades naturais ( malária, doenças e hostilidade
do Governo Turco). Importante resaltar que neste periodo chegaram um grande numero de Imigrantes Iemenitas.

Segunda Aliá
Era composta de jovens russos que chegaram a Eretz Israel entre 1904-1914, nao eram trabalhadores naturais, eram pequenos burqueses idealistas, filhos de clase media, muitos nao haviam comprido os seus 20 anos. 35.000 imigrantes chegaram neste periodo
A razao dessa imigracao ,nao estava somente ligada ao idealismo socialista mais tambem aos pogrons e ao antisemitismo na Russia. Um desses Imigrantes sera Davi Green ( Ben Gurion) que acreditava que o judaismo Europeu estava ameacado de existencia e a unica forma de realizar o judaismo seria em eretz Israel.
Nao havia uma hegemonia, parte do grupo erao de clase media alta , estava num processo profundo de assimilacao, nao conhecia a cultura judaica e somente falavam o Russo, porem havia um pequeno grupo falavam hebraico ou Idish.
Esse Periodo se caracterizou de uma grande onda imigratória de Jovens idealistas Judeus Russos, que chegaram dispostos a trabalhar como assalariado nos povoados Judaico existente (Biluim) , onde acusavam os Biluim de Padrao e e exploradores
Essa Aliá foi responsavel pela fundaçāo dos Primeiros Kibutzim como Degania.Fundaram cidades de Trabalhadores como Tel – Aviv “ Achuza Bait “ primeira cidadela em Tel- Aviv fora de Yafo. Deram grande importançia ao idioma Hebraico Fundando o Colegio Hertzlia onde a ligua oficial era o Hebraico . Criaram partidos operarios como: Poalei Tzion e Hapoel Hatzair.
Terceira Aliá
1919 – 1923 Eram jovens da europa Oriental , vinculados as organizaoes dos movimentos juvenis, com uma forte visao dos objetivos do movimento sionista coletivistas, vieram preparados para fundar Kibutzim e Moshavim.
Diferente da segunda Alia estava em serem mais praticos e competentes na administracao e na economia . Tiveram um papel fundamental na lideranca do moimento Kibutziano , fundarao novos kibutzim e Moshavim. Sua grande dificuldade foi ocupar os "postos" ja ocupados pelos veteranos da segunda Alia.
Alguns destataques da terceira Alia : golda Meier, Yakov Hazan, Meier Yari, Eliezer Kaplan. Construçāo de novas cidades,criando 31 novos povoados judaicos em Eretz Israel Kibutzim e Moshavim, Fundou-se a Central dos Trabalhadores . Nesta Aliá chegaram por volta de 83.000 imigrantes.
Quarta Aliá
1923 – 1939 Essa Imigraçāo se caracterizou por um grande numero de Olim da Polonia e da Europa Oriental . Os Imigrantes pertenciam a classe media urbana e se dedicaram ao comercio e a pequena industria. Nesse periodo a comunidade judaica na Palestina chegava a 450.000 judeus . Sendo que nos anos de 1929 e 1935 chegou uma grande leva de imigrantes judeus Alemāes e Austriacos .
A quarta Alia , chegou com um pequeno capital, onde foi aplicado no comercio e na pequena industria, o movimento trabalhista ridicularizava aos burqueses da quarta Alia de "Capitalistas sem capital", porem essa Alia fortaleceu aos partidos sionistas liberais, construiu uma clase media Urbana, onde trouxeram os valores e as ideias liberais das grandes capitais Europa.



O Movimento Juvenil Sionista
Na Construçāo do Estado Judeu

Poalei Tzion- Poalei Hatzair- apartidarios.

Poale Tzion:
Fundado em 1905 tinha 60 membros. Via o socialismo e a luta de clase como fator prioritario na suaestrategia.Erao ligados as organizacoes socialistas mundiais, com ramificacaona segunda internacional. Poale Tzion de israel ,tinha uma plataforma parecida com Poale Tzion da Russia, que era uma sintese do manifesto comunista e as tesis de Bororov.

Poalei Hatzair:
Fundado em 1905, tinha 90 membros, eram socialistas,porem viam o sionismo (nacionalismo judaico) como prioridade a sua estrategia. Acreditava na conquista do trabalho fisico,eo fortalecimento da clase operaria em Eretz Israel, como forma de construcao aoestado judeu. Erao influenciados pelas ideias de Bororov e Gordon.

Apartidarios:
Fundado em 1914, eram um pequeno grupo de operarios, que se mantiveram a parte das lutas muitas vezes incompreenciveis do Hapoel Tzion e Hapoel Hatzair.


A Kvutza
Reforma Agraria: depois da Morte de Hertzl, ficou decidido que as terras compradas pelo fundo nacional judaico, seria terras da nacao,elas seriam alugadas para atividades agricolas dos empreendimentos coletivistas em Eretz Israel.
A Autonomia do coletivismo: A principio a Organizacao sionista determinou um "administrador" para as terras do fundo nacional judaico,mais rapidamente os colonos se revoltaram contra essa estrutura exigindo autonomia e autoadministracao.
O primeiro Exito: O Primeiro experimento de autoadministracao se efetuou em 1905, quando um grupo de 5 trabalhadores,assinaram um contrato de autoadministracao com a organizacao sionista, pore o primeiro exito ocontecera em 1910, onde 10 homens e 2 mulheres se estabelecem permanentemente em Degania, criando em pratica o caminho para os futuros novos kibutzim.


Habonim e a Kvutza
Essa era a forma de que se organizou os grupos na palestina jovens socialistas
Que via a pequena Kvutza como forma de colocar em pratica a ideia do coletivismo onde dividiam de forma igualitária toda necessidades do grupo.Eram motivados pelos ideias de um comunismo comunitário.Foram os fundadores das primeiras colônias socialista de Israel ( Kibutz) 1910 Degânia ligada ao movimento juvenil Gordonia e Habonim Hakutzot.

A Legiāo de Trabalho
Foi Fundada em 1920 em honra a Yosef Trumpeldor que caiu em defesa de Tel- Chai. A ideia da Legiāo foi pavimentar o caminho para a Aliá massiva. Eles construiram estradas e condições básica para a colonizaçāo. Funcionou durante 6 anos esses pioneiros foram a vanguarda do movimento operário em Israel estavam representados por todos os ramos ideológicos da época fundaram a Central dos Trabalhadores (Histradut).

O Hashomer Hatzair
Em 1919-1920 chega o primeiro grupo organizado eram de jovens de classe media vindo da Polônia decidiram que encontraria a sua realizaçāo ideológica na construçāo de uma nova sociedade em Eretz Israel . Estavam interalmente influênçiados pelas ideologias Marxista Borochovista.Fundaram o seu primeiro Kibutz em 1924 Beit Alfa.Lideram o movimento mais a esquerda do movimento Sionista defendendo um estado Binacional.

Dror Hakibutz Hameuchad
Eram os Jovens Socialistas fundadores do Kibutz Ein - Hachod que defendiam o coletivismo em Grande extençāo eram menos seletivos que seus rivais do Habonim e do Hashomer tinham como regra de aceitar qualquer membro que estivese disposto a trabalhar na terra e compartilhar esse estilo de vida.
Fundaram os grandes Kibutzim numericamente em Israel Givat Brener e Yagur.


Betarim
O Movimento Juvenil Betar subscreveu plenamente a doutrina ideológica de Jabotinsky, tinha uma base muito forte na Polônia. Tinha uma estrutura muito bem organizada onde se prepara os membros seja no estudo de Hebraico,trabalho em Granjas e na Formaçāo militar e deciplina. A ideologia do Betar estava na construçāo de um estado judeu nāo elitista porém baseado nas ideias liberais .foi responsavel pela fundaçāo de Moshavim, e teve uma forte luta contra o colonialismo Britânico em Eretz Israel.



O Movimento Juvenil Sionista Kibutziano
Os Kibutz
Os jovens Pioneiros dos Movimentos Juvenis que construiram os Kibutzim em 1910 chegaram em 1927 a ter uma populaçāo de 4.000 membros, chegando a 16.000 em 1937 e no começo da segunda Guerra sua populaçāo alcançava a 25.000 membros.
Os Kibutzim tiveram um papel fundamental na construçāo do pais desenvolveram uma economia que dava resposta as condições objetiva da Palestina carregada de uma ideologia que acreditava na trasformaçāo do destino do homem e do povo judeu. Esse movimento deu ao pais os seus grandes lideres como: Ben Gurion, Meir Yaari, Moshe Dayan, Golda Meir etc…
O Movimento Kibutziano apesar de nunca ser representativo ao numero da populaçāo da cidade, hoje 3,7 % da populaçāo de Israel . Teve sem duvida um papel fundamental na construçāo do Estado Judeu seja: Na colonizaçāo do pais,Na sua Defesa,Na sua economia e na vida politica Cultural. Sendo o atual primeiro Ministro Barak nasceu no Kibutz.
As Organizaçõe kibutziana Takam e Kibutz Hartzi se Uniram em final de 1999 criando uma organizaçāo kibutziana única, apesar de seus partidos politicos (Avoda e Meretz) e movimentos juvenis( Habonim Dror e Hashomer ) continuam separados. O Movimento kibutziano está vivendo hoje uma grande trasformaçāo de seus valores ideológicos, numa luta de adptaçāo a realidade economica e social do Mundo economicamente globalizado.


Jayme Fucs-Bar © 1999

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