PILARES HASHOMER HATZAIR AMERICA LATINA
SHOMRIA FLORIPA BRASIL 2005
A GLOBALIZAÇÃO
Fenômeno que começa com a extensão do mercado mundial baseado no sistema capitalista, rompendo com as fronteiras nacionais e culturais, influindo sobre todos os aspectos da vida das pessoas gerando uma perspectiva que se rege por uma lógica de consumo, transformando as pessoas e seus valores em bens comerciais e por sua vez, os bens comerciais em valores.
A globalização nos afeta nos seguintes aspectos:
Social :
Desigualdade
Homogeneidade
Individualismo
Egoísmo
Superficialidade
Cobiça
Conformismo
Consumismo de Identidades
Violência
Monopólio dos meios de comunicação e manipulação da informação
Imposição de estereótipos universais
Inércia instintiva (seguir a massa)
Limitação de ter ideais
Discriminação por preconceitos
Ruptura das relações pessoais e afastamento das pessoas
Limitação da linguagem
Cultural :
Perda do sentido e do conteúdo das culturas quando se massificam comercialmente
Cultura de massas que induzem sobre culturas locais tendendo as últimas a desaparecer.
Político :
· Perda da soberania dos países por dependência econômica
· Perda da soberania dos países por subordinação a sua própria economia
Econômico :
Desvalorização da pessoa frente ao capital
Perda do trabalho e da consciência da identidade do trabalhador pela flexibilidade e rotatividade do emprego
Aumento do abismo entre as classes sociais gerando situações irreversíveis no que se trata da desigualdade social
Dependência político-econômica dos países
Exploração das pessoas
Alienação, desumanização
Ecológico :
Indiferença
Abuso dos recursos naturais
Contaminação
Falta de projeção do futuro
Desequilíbrio a nível climático
Educativo :
Níveis de Educação
- Social
- Institucional
- Pessoal
Sistema Educativo Formal
- Vertical e autoritário quanto aos conteúdos
- Informativa e subjetiva quanto aos valores e ao sistema
- Individualista
- Mais valor na memória que no pensamento
- Falta de pedagogia crítica e de diálogo
- Se ensina somente o que interessa a sociedade
Sistema de ensino como empresa, clientização dos educandos (chanichim e estudantes)
Falta de conhecimento dos educadores
Perda da referencia familiar como instituição educativa
Debilidade da função educativa e surgimento da função de contenção social
SOCIALISMO
O Hashomer Hatzair Latino-americano, como movimento socialista, tem como objetivo criar pacificamente uma sociedade sem classes sociais, sem exploração do Homem pelo Homem, ou seja, uma sociedade onde haja igualdade de direitos e oportunidades, alimentando assim a diversidade e respeitando o indivíduo como parte de uma sociedade a qual contribui como um ser livre para realizar seus interesses e necessidades pessoais. Consideramos essenciais para a auto-realização, a vida comunitária com os valores socialistas ou criar projetos sociais gerando consciência e autonomia. Estudando, educando, analisando as teorias e levando-as à pratica.
Para fortalecer nosso trabalho, é necessário criar vínculos com outras instituições e projetos que tenham objetivos similares aos nossos.
JUDAÍSMO HUMANISTA
O Hashomer Hatzair se considera um chalutz do judaísmo humanista, identificando-se com a cultura, com a historia e as tradições do povo judeu, fazendo-se responsável por ela.
Reconhece a centralidade do ser humano o qual implica que cada pessoa é responsável por seus atos, portanto nela fica o dever de retornar às fontes e às raízes de forma crítica, reflexiva e racional, tomando os valores judaicos universais. Mesmo assim, reconhece
a validade das outras correntes do judaísmo.
O judeu humanista é aquele que atua com base no que acima foi definido e não tem ações que entre em contradições com isso.
A partir do acima mencionado, se forma uma identidade judaica que traça nossa perspectiva de mundo e nossa formar de agir.
SIONISMO
O Hashomer Hatzair Latino-Americano reafirma o sionismo como um dos seus pilares e reconhece Israel como o centro nacional, cultural e espiritual do povo judeu. Ressaltamos a importância da relação recíproca entre Israel e a diáspora buscando o fortalecimento mútuo.
Entendemos como forma de realização a aliá ativa que implica em atuar com consciência aos valores shômricos em prol de uma sociedade mais justa, que conviva pacificamente com seus vizinhos; apoiando a criação de um estado palestino em reconhecimento mútuo com Israel e lutando pela separação do Estado e da religião.
Para propiciar isso, tentaremos gerar um vinculo do Ole Chadash (novo imigrante a Israel) com a Tnuá em Israel.
Assim mesmo, Hashomer Hatzair reconhece que existem outras formas de ativismo sionista incluindo,mas não limitando, toda iniciativa e participação significativa nas atividades que visam uma aproximação entre a diáspora e a sociedade israeli nos âmbitos: Educativo, Econômico, Cultural e Social.
Concretamente, educamos para o sionismo mostrando diferentes aspectos da cultura israeli (Musica, Rikudim, Comida), fomentando que os chaverim da tnuá conheçam Israel através de qualquer programa, incentivando o uso do idioma nacional, o hebraico, tendo uma relação constante com a Tnuá Olamit.
ESCAUTISMO
Como Hashomer Hatzair na América Latina, consideramos o escautismo como forma de comportar-se diante da vida interagindo com o que existe a nossa volta.
Acreditamos que é importante viver uma vida saudável, evitando os excessos, reforçando também o contato recíproco com a natureza.
A tnuá vê na natureza uma fonte valiosa de conhecimento e um meio para levar uma convivência em harmonia com nossos chaverim.
Vemos com preocupação o desenvolvimento indiscriminado nas cidade, a contaminação, a redução das áreas verdes, a caça de animais e outros fenômenos atenta contra a natureza.
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