A Sociedade Alternativa de Martin Buber
Jayme Fucs Bar Novembro 2007
Lendo os textos de Martin Buber no livro "Sobre a comunidade" fiquei impressionado como suas idéias consideradas utópicas em sua época, porém tão atuais na realidade de hoje, principalmente para aqueles que procuram ampliar a reflexão sobre o paradigma de como criar uma possibilidade real de se construir uma sociedade alternativa ao neoliberalismo .
Buber considera o estado como uma sociedade "demasiado grande" de certa forma enferma, considera o seu centralismo perigoso como uma cegueira a todos os seus cidadãos e com conseqüências sociais,politicas e econômica trágicas a toda humanidade . Buber ve a criação de "novas comunidades", como o único meio possivel de superar os males da sociedade, e a forma de se conquistar uma vida melhor para todos os seres humanos no mundo.
a Sociedade Ideal para Buber é aquela que é suficientemente pequena e estruturada para todos os seus membros , onde os membros podem ter uma participação ativa sobre todos os assuntos relacionados a suas necessidades , ele chamava essa estrutura de "democracia direta"
diferente do que conhecemos no modelo democrático do estado da "democracia representativa".
O Estado ideal para Buber seria aquele em que os seus cidadãos se dividiriam em pequenas unidades autônomas e independentes , viveriam organizados em pequenas comunidades onde a função do estado seria criar as condições objetivas para o funcionamento e organização dessas comunidades .
Buber fala de uma comunidade onde se pode alcançar o dialogo real entre seres humanos, o termo "dialogo" é o ponto de partida do esquema de seu pensamento ,que é a relação entre o homem e o mundo , entre o Homem e Deus , ele chamou em sua obra "Eu - Tu ", e será através desse pensamento , que Buber vai nos apresentar uma nova proposta social e politica para a humanidade, que ele chamou de " A Nova Comunidade" .
Para Buber o modelo social que melhor poderia favorecer esse tipo de "Nova Comunidade" seria o socialismo , mais Buber não propõem um socialismo de estado do tipo Russia ou Cuba, segundo a proposta de Buber ele propõe, " um socialismo comunitário", onde esse modelo seria construído a partir de estruturas comunitárias em todo o estado seja na cidade ou no campos. Buber não somente propõe comunidades cooperativistas de caráter de um tipo de economia solidária, propõe também organizar comunidades de caráter cultural, social e religioso.
Buber em sua vida politica nunca alimentou qualquer esperança de que suas visões políticas pudessem arrebatar a maioria, mas ele acreditava que era importante articular a verdade moral de seu próprio ponto de vista ao invés de esconder suas verdadeiras crenças em prol de uma estratégia política. Esta autenticidade não rendeu a Buber muitos amigos durante toda a sua vida.
Buber Acreditava que se deveria criar um estado judeu, porem um estado binacional, estava de um lado ligado as idéias politicas e sociais do Hashomer Hatzair onde foi um de seus delegados no congresso sionista de
1928 e 1929, porem não aceitava as idéias do sionismo clasico de Hertzl e estava muito influenciado pelas idéias de um sionismo cultural de Achad Haam.
Em 1938 perseguido pelos nazistas se viu forçado a abandonar a Alemanha e vir morar em Israel ,onde se integrou a Universidade de Jerusalém , durante toda a sua vida em Israel foi muito ativo na vida politica, tentando reconciliar o crescente conflito entre árabes e judeus. Em 1949, fundou o instituto de educação para adultos e será um dos fundadores do movimento Brit-Shalom, associação de intelectuais de esquerda muito ligado as idéias do MAPAM (partido sionista socialista
operário) , que buscava vinculo de diálogo com os arabes com a intenção de criar um estado binacional .
Buber faleceu em 1965 em Jerusalém, e em sua morte foi vivenciar que o Kibutz e a Comuna constituiam um exemplo que "o socialismo democrático utópico sim funciona" , e a " Nova comunidade" seria a nova expressão politica e social da historia pós –moderna. Um ideal que toda sociedade e todos seres humanos deveriam almejar.
Fontes: Martin Buber Sobre Comunidade - Debates sociologia editora perspectiva 1987
No comments:
Post a Comment