Jogos para peolot no sabado
da professora Suzy
ChanukiArt
Tema: Chanuka
Idade: 8 a 10 anos
Material: sucata em geral, cola, tesoura, fita adesiva, velas de Chanuka (pequenas), pedacos (restos) de papel, jornal, revistas, pedacos de isopor, pedacos de panos, palitos de dente, palitos de picole e etc.
Desenvolvimento:
a - Realizar um concurso de Chanukiot, que deve ser dividido em duas etapas e com tempo limitado.
b - O material deve ser dividido em duas grandes caixas que serao entregues aos chanichim, antes, porem, dividi-los em dois grandes grupos e explicar como sera a atividade.
Os chanichim nao poderao ver o conteudo das caixas ate que a mesma seja explicada, pois a partir do momento em que eles as abrirem comecara a correr o tempo em que deverao realizar as Chamukiot.
c - A primeira Chanukia que deverao montar em “x” tempo que os madricim decidirao, devera ser a menor Chanukia, so que deverao utilizar o maior numero possivel de material.
A Segunda que deverao fazer, devera ser a Chanukia mais original, porem, esta devera ser tambem utilizavel, ou seja, original e tambem “verdadeira”. Aqui, tambem o tempo devera ser limitado.
Caso aconteca dos chanichim nao conseguirem terminar as Chanukiot no tempo determinado, se pode acrescentar mais alguns minutos, porem nao muito mais para que a atividade nao se torne cansativa.
Sugestao: Esta mesma atividade podera ser realizada com criancas de 5 a 6 anos, porem, o material utilizado devera ser outro, como por ex: algodao colorido, papel cortado colorido, lantejoulas, caixinhas de remedios, rolos de papel higienico, rolos de papel-toalha e etc.
Se este tipo de atividade e realizada ao mesmo tempo com diversos grupos de chanichim , se pode fazer uma exposicao de todas as Chanukiot depois que todos terminaram, nao esquecendo de identificar quem fez cada uma.
Jogo da Velha 1
Tema: Variado (Chaguim, Historia…).
Idade: Variada (dependendo do nivel de perguntas a serem realizadas).
Material: Varios jogos da velha desenhados em cartolina ou em qualquer outro tipo de papel que possa ser visto por todos os chanichim.
Desenvolvimento: O “cartaz” com o jogo da velha devera ser colocado em algum lugar em que todos possam ver o jogo.
a - Os chanichim deverao ser divididos em dois grupos: um sera a “chala” e o outro sera o “copo de kidush” (os simbolos a serem escolhidos para se jogar poderao ser qualquer um, caso o jogo tenha um tema especifico, entao o ideal e utilizar algum simbolo que possa representar ou identificar o tema referido).
b - O jogo funciona da seguinte maneira: os madrichim deverao inventar uma serie de perguntas (se nao ha um tema especifico, poderao ser feitas perguntas de judaismo em geral), e essas serao lidas em voz alta.
Cada grupo tera direito a uma pergunta de cada vez e devera responder a mesma num tempo que sera determinado, previamente, pelos madrichim. Se o grupo acertar a resposta no tempo certo, este entao podera marcar o seu simbolo no “tabuleiro”.
Caso aconteca do grupo nao saber responder a pergunta ou nao responder no tempo determinado, este perdera a sua vez de colocar o seu simbolo. E assim por diante ate que um dos grupos “feche” o jogo.
Sugestao: Para que este tipo de jogo fique mais interessante, tambem pode se acrescentar pontos, ou seja, cada vez que um grupo ganhar o jogo, este ganhara “X” pontos , e no final de “X” rodadas (que os madrichim definirao e falarao para os chanichim) o grupo que tiver mais pontos sera o vencedor. Tambem ha a possibilidade de mudar as regras do jogo, ou seja, caso aconteca de um grupo nao souber a resposta da pergunta que lhe coube, ou nao conseguir responder no tempo certo, a mesma pergunta sera passada para o outro grupo, se ele souber responder, coloca seu simbolo, caso nao, tambem ele nao podera colocar seu simbolo e uma nova pergunta sera dada para o primeiro grupo, e assim por diante.
Jogo da Velha 2
Tema: Variado
Idade: Variada (dependendo do nivel de perguntas a serem realizadas).
Material: Giz (para desenhar no chao), folhas brancas, canetinhas coloridas, durex ou fita crepe.
Desenolvimento:
a - Separar o grande grupo em dois.
b – Cada grupo devera escolher um simbolo judaico que o representara no tabuleiro. Devera ser entregue para cada grupo 4 folhas brancas para que eles possam desenhar o simbolo que escolheram. Apos, deverao escolher quem devera ser as “pecas” que os representarao e entao colarao neles os simbolos.
c – O jogo tera inicio: os madrichim prepararao uma serie de perguntas numeradas, relativas a qualquer assunto que queiram, especifico ou nao. O grupo escolhera, um de cada vez, um numero qualquer e entao sera lida a pergunta. Para cada pergunta devera haver 3 respostas, que serao escritas em uma folha com o numero atras e cada “peca” devera escolher a resposta que quiser. Apos, devera ler a resposta que tirou em voz alta e o seu grupo devera dizer se a resposta e a correta ou nao. Se a resposta estiver certa e o grupo dizer que sim, esta e a resposta correta, entao eles poderao colocar a “peca” onde quiserem, caso a resposta nao estiver correta e eles disserem que ela nao esta correta, entao deverao dizer qual e a resposta certa e se acertarem, somente entao poderao mexer com a “peca. Caso a resposta esteje certa e eles dizem que nao, perdem a vez e o proximo grupo e que joga, nao com a mesma pergunta. Cabe ao madrich dizer qual a resposta correta. Se a resposta estiver errada e eles nao souberem a resposta certa ou se eles disserem que ela esta certa, acontece o mesmo que no caso anterior.
Sugestao - Para que o jogo fique mais dinamico, podera ser feito com tempo determinado para responder a cada pergunta.
Jogo da Velha 3
Tema – Variado
Idade - Variada (dependendo do nivel de perguntas a serem realizadas).
Material – Giz (para desenhar o tabuleiro no chao), folhas de papel branca, canetinhas hidrocor, durex ou fita crepe.
Desenvolvimento –
a – Separar 9 chanichim que deverao ser as “pecas” do jogo e o resto, separar em dois grupos.
b – Cada grupo devera escolher um simbolo judaico que o representara. Os madrichim entregarao para cada grupo nove folhas em que deverao desenhar seu simbolo.
c – Cada peca recebera os dois simbolos desenhados.
d – O jogo tera inicio: Os madrichim prepararao uma lista de perguntas numeradas. Cada grupo escolhera o numero que quiser (um grupo de cada vez) e a pergunta escolhida sera lida em voz alta. O grupo que esta jogando devera, antes de qualquer coisa, escolher a “peca” que lera a resposta, ou seja, para cada pergunta, os madrichim deverao escrever 9 respostas, 8 erradas e uma certa. As respostas serao colocadas dentro de envelopes numerados, de acordo com as perguntas e distribuidos entre as “pecas”. Por exemplo: se houverem 25 perguntas, deverao existir 25 envelopes X 9 “pecas”, e dentro de cada envelope somente uma resposta. Como o grupo nao sabe onde esta a resposta verdadeira, ao ouvirem a resposta dada pela “peca” que eles escolheram, deverao chegar a conclusao, em tempo pre-determinado, se a resposta e certa ou nao. Se a resposta dada foi certa e o grupo disser que sim, a “peca” devera colar sobre ela o simbolo do grupo que acertou, caso o grupo nao acerte, passa a rodada para o outro grupo, porem com uma nova pergunta.
SIM ou NAO
Tema – Variado
Idade – 7 a 11 anos.
Material – Aparelho de som (Tape) com fones, microfone, caixas de som, musicas, cronometro.
Desenvolvimento –
PARA QUE ESTA ATIVIDADE POSSA SER REALIZADA, E NECESSARIO QUE HAJA UMA SALA AO LADO DA QUE ESTA SENDO UTILIZADA, E QUE ELAS ESTEJAM SEPARADAS UMA DA OUTRA POR UMA PORTA. AS CAIXAS DE SOM DEVERAO ESTAR INSTALADAS NA SALA DOS GRUPOS, ENQUANTO QUE O MICROFONE NA SALA ANEXA.
a – Separar o grande grupo em dois.
b– Cada grupo devera escolher um representante que saira da sala e ficara na anexa. Apos cada rodada serao trocados os representantes.
c – Na sala anexa devera estar presente um madrich, que devera cronometrar o tempo e desligar a musica.
d – O jogo tera inicio: Os madrichim elaborarao uma serie de “ofertas” que deverao ser trocadas pelo componente que esta na sala anexa.
O chanich que se encontra na sala ao lado, devera estar com os fones colocados nos ouvidos e ficara todo o tempo escutando musica (em nenhum momento ele podera escutar o que esta sendo oferecido para se trocar). Enquanto isso, na outra sala, as ofertas serao ofericidas, uma de cada vez.
O madrich gritara em voz alta a oferta. Por ex: “Voce quer trocar um Shofar folhado a ouro por um copo de Kidush furado?” Os chanichim dos dois grupos, deverao comecar a gritar SIM/NAO (nada mais podera ser gritado, somente estas duas palavras).
O madrich que esta na sala ao lado, ao ouvir a oferta sendo oferecida, cronometrara “X” tempo e entao parara a musica e tirara os fones dos ouvidos do chanich, este por sua vez, tera 5 segundos para gritar SIM ou NAO, com a ajuda de um microfone (enquanto isso, do lado de fora, os dois grupos continuarao gritando), se disser sim, levara o produto, se disser nao, nao acontece nada. Entao, novamente sera colocado os fones no ouvido, comecara a musica, e uma nova oferta sera oferecida. Se por acaso o representante do grupo disse que sim, que quer o Shofar, entao a proxima oferta devera comecar com o produto que foi aceito. Por ex: “Voce quer trocar o Shofar folhado a ouro por uma Chanukia de diamantes?” . E assim por diante.
Ao final de cada 5 ou 6 ofertas, terminara uma rodada e sera trocado o representante da sala ao lado. O grupo que ao final de “X” rodadas tiver conseguido juntar mais produtos utilizaveis e/ou caros, ganhara o jogo.
Sugestao – Em vez de oferecer objetos relacionados a judaismo em geral, pode se oferecer produtos especificos de uma determinada festa ou fato historico e o grupo que conseguir com os produtos adquiridos melhor montar o fato ou festa , e que ganhara o jogo. Por ex: Montar um Seder de Pessach – entao, os produtos oferecidos, alem de qualquer coisa, terao de ser aqueles presentes em um Seder de Pessach. “Voce quer trocar uma Hagada de Pessach por uma Chala redonda?” Se no final o grupo ficar com a Chala redonda, este tera um produto que nao servira para o Seder, entao este tera uma chance a menos que o outro grupo de montar seu Seder. Ganhara o jogo aquele grupo que tiver o Seder mais completo.
E assim pode ser feito com qualquer outra festa. Com fatos historicos pode ser montado uma historia, por exemplo a historia de Lag BaOmer.
Vale salientar que nem sempre tem de se trocar algo bom por algo ruim ou algo ruim por algo bom. Pode tambem se oferecer produtos “ruins” por “ruins” e produtos “bons” por “bons”. EX: “Voce quer trocar uma Mezuza quebrada por uma vela de Shabat usada?”.
Quem mente melhor??!!!
Idade – Madrichim
Tema – Variado (depende do assunto que queiram trabalhar com os chanichim).
Material – Folhas brancas para escreverem as perguntas (somente para aqueles que elaborarao a atividade).
Desenvolvimento –
a – Dividir os madrichim em tres grupos.
b – Escolher entre os Roshei haTnua, 3 pessoas que lerao as respostas.
c - Escrever uma lista de perguntas, todas numeradas. Para cada pergunta, haverao 3 respostas. Uma certa e 2 erradas.
d – O jogo tera inicio: Os grupos terao direito a escolher um numero de cada vez,logo apos, sera lida a pergunta escolhida. Os tres Roshei haTnua, apos lerem cada um a sua resposta, deverao “defende-la”, ou seja, terao de mentir e convencer os madrichim de que a sua e que e a resposta correta (mesmo nao sendo). Essa “discussao” levara alguns segundos, tempo esse que os grupos levarao para decidir em qual resposta votar. Depois de terminada a “defesa” das respostas, cada grupo devera dizer qual foi a escolhida, apos, um dos tres componentes dira quem acertou. Esse tipo de jogo pode ser realizado valendo uma pizza de graca para os componentes ou qualquer outro tipo de premio.
Sugestao – Este jogo nao devera ser realizado para os chanichim, pois a mensagem que podera ficar desse tipo de atividade, nao e muito positiva.
Ping – Pong
Idade – Acima de 11 anos.
Tema – Variado
Desenvolvimento –
a - Dividir os chanichim em dois grupos.
b – Dividir os grupos em duplas.
c - Regras do jogo:
· Um componente de cada dupla recebera um cartao com 5 palavras. Esse cartao e entregue somente na hora em que a dupla devera jogar. No momento em que o cartao e entregue, comeca a contar o tempo.
· Cada dupla tera 2 minutos para “pingueponguear” (caso o tempo dado nao e
suficiente, pode-se altera-lo).
· Se dentro dos 2 minutos a dupla nao conseguir adivinhar todas as palavras, perde a vez, e a dupla do outro grupo e que jogara, com palavras novas.
· As pistas que o componente que esta com as palavras pode passar, sao somente palavras chaves, nao vale sons ou mais de uma pista por palavra. Mesmo que aconteca de nao adivinhar uma palavra e sobrar tempo, nao poderao voltar a palavra que ja passou.
· Ex de palavras: Chanukia, Kidush, Holocausto, Israel, Herzl.
Ex. de pistas: Chanuka, vinho, genocidio, sionismo, Basilea; ou seja, um da dupla, que esta com o cartao das palavras, fala as pistas e o outro tera de adivinhar quais sao as palavras, de acordo com as pistas fornecidas pelo par.
O final de uma rodada se dara quando todas as duplas dos 2 grupos tiverem jogado.
STOP
Idade – acima de 13 anos.
Tema – variado.
Material – folhas brancas, lapis.
Desenvolvimento – Este jogo e igualzinho ao “STOP” normal. Abaixo, sugestoes de itens a serem jogados:
- personagem historico
- simbolos
- lugar em Israel
- nome de Kibutz
- festividade
- fato importante (pode ser tambem uma guerra)
- livro (que tenha relacao com judaismo)
- personagem biblico
- musica
- comida (israeli e/ou judaica)
- times de futebol ( de Israel)
- clubes judaicos
- nomes de macrichim
- nomes de Shilichim
Sugestao –Se os itens acima sao muito dificeis para serem jogados com chanichim dessa idade, este jogo pode ser realizado entre madrichim para “estudar” conteudos judaicos.
Que judeu e este???
Idade – Acima de 12 anos.
Tema – Correntes religiosas judaicas.
Material – Xerox dos textos, meias de nylon, jornais, canetinhas hidrocor, cordao, papel colorido, durex ou fita crepe, pedacos de tecidos, las, papel crepom, algodao, restos de cartolina, agulha e linha, papel cartaz preto ou outro tipo de papel preto etc. (quanto mais material os chanichim puderem utilizar na construcao dos bonecos, melhor!)
Desenvolvimento – ESTA PEULA SOMENTE PODERA SER REALIZADA COM A AJUDA DOS TEXTOS EM ANEXO.
a – Dividir os chanichim em 4 ou mais grupos ( o ideal e que em cada grupo tenha pelo menos 4 componentes).
b – Cada grupo recebera uma caixa contendo os materiais necessarios para a construcao dos bonecos, dentro estarao tambem os textos.
c – A peula devera ser realizada dentro de um tempo limitado e valera pontos. Estes serao dados pela originalidade dos bonecos, pelos detalhes colocados e se terminaram no prazo determinado. O tempo comecara a contar a partir do momento em que as caixas forem abertas. E de suma importancia que os grupos sejam avisados de quanto tempo eles tem para lerem os textos e construirem os bonecos.
d – Cada grupo devera ler os textos e a partir do entendimento destes, deverao construir os seus bonecos. Para cada texto, um boneco.
NOTA 1– E IMPORTANTE LEVAR EM CONTA A INTERPRETACAO QUE OS GRUPOS FIZEREM DOS TEXTOS LIDOS. QUALQUER UMA E VALIDA.
NOTA 2 – E IMPORTANTE QUE PARA A CONSTRUCAO DOS BONECOS EXISTAM ALGUMAS REGRAS QUE DEVAM SER LEVADAS EM CONTA, COMO POR EX: O TAMANHO DELES DEVE SER UNIFORME,TODOS DEVEM TER A CARA COMPLETA, BRACOS E PERNAS E DEVEM UTILIZAR O MAXIMO POSSIVEL DE MATERIAL, POIS QUANTO MAIS CHEIO DE DETALHES, MAIS PONTOS GANHAM.
e – Apos passado o tempo determinado, os madrichim deverao recolher os textos e as caixas, deixando com os grupos, os bonecos construidos. Se algum grupo nao conseguir terminar os bonecos no tempo certo, perdera pontos.
f - Depois disso, os grupos deverao trocar de bonecos. O grupo “A” passara os seus bonecos para o “B”, o “B” para o “C” e assim por diante.
g – A partir do momento em que todos tiverem os seus “novos” bonecos, determinar um novo tempo para que os grupos possam identificar cada um deles, porem, agora, sem a ajuda dos textos. Leva o maior numero de pontos o grupo que conseguir identificar todos os bonecos corretamente e em menos tempo.
h – Ao final da peula, deverao ser somados todos os pontos obtidos por cada grupo e premiar o que conseguir o maior numero. Antes da premiacao, TODOS os chanichim deverao receber os textos lidos.
Sugestao – Como esta peula e um pouco demorada e dividida em etapas, alem de ser um pouco mais “intelectual” e “cansativa”, e bom que haja uma premiacao, pois assim ha um incentivo e interesse ate o final da mesma.
QUE TIPO DE JUDEU EU SOU?!!
Tipo 1: Ortodoxo
Eu acredito no Kadosh Baruch Hu, Criador do Universo, Deus de Abraham, Itzchak e Iaakov, que comanda o mundo, dia a dia, hora a hora. Por isso mesmo, não entendo como é que vocês separam Halachá (Lei Judaica) de Tradicão. É tudo uma coisa só diante de Seus olhos: cumprir Mitzvot e todas as suas Mitzvot devem ser cumpridas. Tem pecadores que falam sobre “Cultura Judaica”, “Heranca Judaica” e similares, porém, é necessário lembrar, que cultura é algo que o ser humano cria, sua origem não é Deus e não tem nenhuma ligacão com Judaísmo. Os livros sagrados – Torá, Mishná, Talmud etc, e também aqueles que foram escritos pelo homem são de origem celestial. A história judaica é dirigida pelos céus e por isso mesmo nós devemos chegar a seguinte conclusão: acreditar em Deus e cumprir suas Mitzvot.
O povo judeu é o povo escolhido por Deus, o povo virtuoso e assim é reconhecido pelo mundo. E mesmo que hoje tenhamos muitas “ovelhas desgarradas”, eu acredito que no final todos se voltarão para o caminho correto.
A Terra de Israel é a Terra Sagrada, e é prioritário que os judeus que nela vivem estudem Torá – porém, o governo dos judeus, pecadores sem consciência, é pior do que o governo dos não judeus.
O que chamam de “vida moderna”, nada mais é do que uma crenca pagã, uma vida de subornos, de superficialidade e de perigos. Cabe a todos os judeus se afastar desta vida falsamente moderna e procurar viver no mundo eterno da Torá e Mitzvot.
Tipo 2: Tradicionalista
Para a pergunta se acredito em Deus, não há lugarm em minha vida. É óbvio que acredito Nele. Eu acredito que tudo que acontece no mundo vem Dele. Eu rezo para Ele no Shabat de manhã e Ele ajuda o meu time no jogo de futebol à tarde.
A tradicão é a coisa mais importante que devemos preservar, pois é isso que nos torna um povo. Se alguém não cumpre as 613 Mitzvot, não quer dizer que é uma má pessoa, isso, é claro, se ele cumpre os preceitos mais importantes da nossa tradicão. Ninguém vai me encontrar todo o dia na Sinagoga, porém, não vai haver nenhuma festa em que não esteje por lá.
Em geral, eu acho que o judaísmo deva ser algo agradável de ser cumprido e não somente uma variedade de preceitos complicados que dificultam a nossa vida.
Quanto a Israel, sonhamos e rezamos toda a nossa vida, e agora que finalmente temos nosso país, temos a obrigacão de viver nele e fazer de tudo para que ele sobreviva (eu sei que a vida aqui é difícil, mas o que tanto procuramos em outro lugar??). É uma pena que os judeus que moram na América não vêm para cá, mas apesar disso, eles são nossos irmãos e nós juntos formamos uma só nacão.
É importante estudar a história do povo judeu, para que as futuras geracões saibam o que aconteceu com o seu povo e para que conhecam os costumes e tradicões que foram surgindo com o passar do tempo, por todo Israel.
É necessário preservar nossos costumes, porém, isto não significa, necessariamente, que devamos deixar de viver no mundo de hoje e que devamos deixar de aproveitar tudo de bom que o mundo moderno nos oferece.
Tipo 3: Conservador
Eu sou um filho do povo judeu. Eu o vejo como um povo com história e cultura grandiosas. Continuamos a existir e a se desenvolver durante muitas geracões, apesar de todas as dificuldades. O meu povo foi o que trouxe ao mundo o Tanach, que é a fonte mais importante do que hoje chamamos de “valores humanos universais”.
Eu acredito em Deus, porém mais me importam as acões do que a fé. Eu preservo algumas tradicões como: Shabat, festividades e Kahsrut. Meus amigos não vêem em mim um judeu religioso, no sentido exato da palavra. Talvez porque eu não use o tempo todo Kipá. É claro que eu uso Kipá… quando rezo ou faco a bencão dos alimentos. Eu vejo a Halachá como a base para uma vida judaica, mesmo que eu não siga tudo a risca.
Eu vivo no mundo moderno e acho que existem muitas coisas na “cultura moderna” (música, artes, filosofia etc.) que podem influenciar, de modo positivo, o Judaísmo. O Judaísmo precisa saber enfrentar os problemas do mundo atual, e não há dúvida de que necessitamos adaptar a Halachá para realidade que hoje vivemos, aliás, como sempre aconteceu no decorrer da história judaica.
Eu acredito que Eretz Israel é o lugar em que o judeu pode se realizar como judeu, além de viver uma vida judaica plena. Por outro lado, não nego que também é possível ser judeu fora de Israel.
Tipo 4: Religioso - nacional
Eu acredito num Deus único, Criador do mundo e das Mitzvot, vigilante e perseverante com a Sua criacão. A Halachá dirige a minha vida no dia a dia e as tradicões adicionam interesse e beleza ao meu viver e ao de minha família.
Eu acredito numa mistura de três elementos: o Povo Judeu, em Israel, de acordo com a Torá de Israel. Isto não é simplesmente um lema, é a fórmula básica para uma vida judaica verdadeira e correta para os nossos dias.
Na minha opinião, a Cultura Judaica é imensamente rica e nela podemos encontrar referências sobre diversos assuntos. Eu vivo no mundo moderno e não vejo nenhuma contradicão entre ter conhecimento da cultura geral e seguir a vida de acordo com a Halachá.
O Instituto da Halachá e Tecnologia (que serve para solucionar os problemas atuais de acordo com a Halachá), é um exemplo da tentativa judaica de como enfrentar os desafios da vida moderna sem “ofender” a Halachá e os princípios judaicos.
Eu também valorizo muitas coisas da “nova” cultura israeli, e gosto muito das músicas hebraicas (por ex. – Nomi Shemer).
O Povo de Israel é o povo escolhido, e ele tem uma missão no mundo. Eu gostaria que todos os judeus fizessem Aliá, para que pudessemos viver juntos uma vida judaica plena. Quanto ao judeu secular que vive em Israel, minha relacão com ele é de reciprocidade: por um lado, sou seu companheiro de sionismo, por outro, gostaria que ele se desse conta que Judaísmo é também cumprir as Mitzvot, e para isso não é necessário ser ortodoxo.
Eretz Israel é a nossa Terra Prometida e Sagrada. A Mitzvá de voltar para Israel é a mais importante, porém, não é somente viver aqui, precisamos investir, construir e desenvolver nossa vida em Israel.
Não há dúvida que a fundacão do Estado de Israel tem um significado religioso: “O Princípio da Redencão”.
Tipo 5: Secular - cultural
Eu me vejo como um filho do povo judeu. Este é meu povo e eu me sinto ligado a ele, apesar de que tenho alguns senões em relacão a grupos que se encontram em seu meio (principalmente aqueles judeus que não vivem em Israel, ou aqueles que sim vivem aqui e tentam me forcar a viver seu modo de vida.)
Eu não acredito em Deus. Tenho por Mitzvá dar um sentido a minha vida. Acredito em uma forca superior, só não acho que por isso devo agir de uma forma específica. Sei que mais da metade de meus amigos não acreditam em Deus, somente no ser humano.
A Halachá não me serve para nada e não me sinto obrigado a nada, porém, uma parte das tradicões judaicas eu gosto muito e também acho importante (por ex: festividades), pois elas caracterizam o meu povo.
Em geral, a história e a cultura judaicas são importantes para mim. Acho fundamental conhecê-las, pois creio que um povo sem passado não pode ter futuro.
Ao longo da história judaica em Israel, houve e há lugar para pensamentos e sonhos do povo judeu. Por isso mesmo, quando se chegou a conclusão de que era necessário haver um governo judaico, nada mais natural de que este tivesse como sede, Eretz Israel.
Eu vivo no mundo moderno e acho importante ter conhecimento da cultura geral. Gosto de literatura moderna, artes, música e teatro, e espero que o judaísmo se adapte, cada vez mais, ao mundo em que vivemos.
Qual o significado disso 1 ??!!
Idade – Acima de 12 anos.
Tema – Variado.
Material – Caixa muito grande para guardar os objetos, folhas brancas, lapis/canetinhas hidrocor/canetas, tabuleiro grande previamente desenhado em qualquer tipo de papel (o desenho do tabuleiro pode ser com a forma de uma pergunta. O tamanho das casas deve ser grande o suficiente para duas pessoas ficarem dentro delas). Os objetos a serem utilizados dependerao do tema a ser desenvolvido.
Desenvolvimento –
a – Dividir os chanichim em 2 grupos.
b - Escolher um representante de cada grupo para ser a “peca” que vai jogar. A peca, antes de comecar o jogo, devera ocupar o seu lugar no inicio do tabuleiro.
c – O grupo que comeca a jogar, deve apostar, antes do jogo comecar, quantas casas (no maximo 5 casas) vai querer que a sua peca ande caso as respostas coincidam, caso nao aconteca nenhuma coincidencia, a peca deste grupo ficara “devendo” para o tabuleiro, ou seja, na proxima rodada, mesmo que ganhe, tera primeiro de “pagar” as casas que deve e so entao podera avancar as casa que faltam.
d – O jogo tera inicio:
A “peca” poe a mao dentro da caixa (sem olhar para dentro) e retira um objeto. Por ex: uma mezuza. A “peca” devera mostrar para todos o objeto que retirou. Apos, devera escrever numa folha o significado desse objeto para ele, utilizando uma so palavra, e dobrar a folha.
O madrich perguntara para o grupo que esta jogando, que significado tem esse objeto para a “peca” e cada membro do grupo devera escrever, utilizando uma
so palvra, o que acha que a “peca” escreveu. E aconselhavel, que o grupo inteiro discuta o que cada um escrevera, para nao repetir as palavras.
Apos todos terminarem, a “peca” devera mostrar a sua folha escrita, assim como todos os outros do grupo. Caso aconteca de alguem do grupo ter escrito
exatamente o que a “peca” escreveu, entao ela avancara o numero de casas que o grupo apostou, caso nao haja nenhuma coincidencia, a “peca” ficara devendo o numero de casas apostadas para a proxima rodada, ou seja, tirara do numero de casas que apostou o que deve, e se sobrar alguma casa, podera entao avancar.
Sugestao – O ideal e que os dois grupos joguem simultaneamente, cada um com o seu objeto, pois assim o jogo fica mais dinamico.
Para evitar que a “peca” “sopre” para seus componentes o que escreveu, apos retirar o objeto e mostrar a todos o que foi, ela devera ficar de costas para o seu grupo.
Caso os madrichim queiram ensinar um determinado tema, como por ex: uma festa, este tipo de jogo propicia nao somente conhecimento da simbologia da mesma, como tambem o significado desta para os chanichiim, por isso mesmo e aconselhavel que se determine o tema a ser trabalhado.
Qual o significado disso 2 ??!!
Idade – Acima de 14 anos.
Tema – Correntes religiosas.
Material - Caixa muito grande para guardar os objetos, folhas brancas, lapis/canetinhas hidrocor/canetas, tabuleiro grande previamente desenhado em qualquer tipo de papel (o desenho do tabuleiro pode ser com a forma de uma pergunta. O tamanho das casas deve ser grande o suficiente para duas pessoas ficarem dentro delas). Os objetos a serem utilizados deverao ter ligacao com o tema escolhido.
Desenvolvimento –
a – Dividir os chanichim em 3 grupos. Um grupo representara um judeu ortodoxo , outro grupo representara um judeu tradicionalista-conservador e o outro representara um judeu laico.
b - Escolher um representante de cada grupo para ser a “peca” que vai jogar. A peca, antes de comecar o jogo, devera ocupar o seu lugar no inicio do tabuleiro.
c - O grupo que comeca a jogar, deve apostar, antes do jogo comecar, quantas casas (no maximo 5 casas) vai querer que a sua peca ande caso as respostas coincidam, caso nao aconteca nenhuma coincidencia, a peca deste grupo ficara “devendo” para o tabuleiro, ou seja, na proxima rodada, mesmo que ganhe, tera primeiro de “pagar” as casas que deve e so entao podera avancar as casa que faltam.
d – O jogo tera inicio:
O principio deste jogo e o mesmo do anterior, porem, a diferenca e e que uma das “pecas” retirara um objeto que sera o mesmo para os tres grupos, ou seja, cada “peca” escrevera na sua folha qual o significado do objeto para ele, e os respectivos membros dos grupos deverao adivinhar, seguindo as mesmas regras do jogo anterior. Vale lembrar que aqui, por serem correntes religiosas diferentes, pensam diferente, ou melhor, nem sempre o mesmo simbolo tem o mesmo significado para todos. E importante salientar as diferencas para os chanichim, para que eles possam “pensar” de acordo com a sua corrente religiosa.
Qual o significado disso 3 ??!!
Idade – Acima de 12 anos
Tema – Variado.
Material – Caixa muito grande para guardar os objetos, folhas brancas, lapis/canetinhas hidrocor/canetas, tabuleiro grande previamente desenhado em qualquer tipo de papel (o desenho do tabuleiro pode ser com a forma de uma pergunta. O tamanho das casas deve ser grande o suficiente para duas pessoas ficarem dentro delas). Os objetos a serem utilizados nao deverao ter nenhuma relacao com os temas tratados, ou melhor, nao deverao ter nenhuma relacao com judaismo. Por ex: uma corda, uma panela, um pedaco de pau, etc.
Desenvolvimento –
Os itens a; b; e c sao iguais aos jogos anteriores.
d – O jogo tera inicio:
A diferenca deste jogo para os anteriores, esta no fato de que os objetos nao tem nenhuma relacao com qualquer tema judaico, entao, a regra principal do jogo e que aqui, tanto as “pecas”, quantos os outros chanichim , terao de dar um significado judaico para cada objeto retirado. No mais, o jogo segue o mesmo principio dos jogos anteriores.
Sugestao – Para facilitar um pouco o jogo (pois como o tema e variado, os objetos podem ter qualquer significado judaico, dificultando que ocorram coincidencias), o ideal e que aqui sempre se trabalhe um tema definido.
Alem disso, em vez de utilizarem somente uma palavra, poderao utilizar mais, pois necessitam expressar uma ideia, nao somente um significado.
Ex:
Tema – Pessach;
Objeto retirado – pau;
Significado – objeto com que espacavam os judeus no Egito.
“MUSIKUD”
Idade – 6 a 11 anos.
Tema – Musica judaica.
Material – Tape (fitas ou CD`S); musicas em tiras (previamente produzidas pelos madrichim.), papel branco, caneta esferografica comum, saco plastico.
Desenvolvimento –
a - Primeiramente, os madrichim deverao fazer uma selecao de musicas que preferem que os chanichim aprendam. Alem disso, deverao optar entre uma musica inteira, um pedaco ou somente o refrao.
b – Apos terem escolhido, deverao dividir as musicas, pedacos ou refrao, de acordo com o numero de chanichim, por ex:
* Ha 15 chanichim.
* Queremos que aprendam 5 musicas...
* Dividir as 5 musicas: musica “a” – 3 pedacos
musica “b” – 3 pedacos
musica “c” – 4 pedacos
musica “d” – 2 pedacos
musica “e” – 3 pedacos, ou seja, um pedaco de musica para cada chanich. Tambem os pedacos ou refroes de musicas deverao ser divididos. Se possivel, nao dividir nenhuma musica em dois pedacos, o melhor e em 4.
c – Depois de tudo dividido, escrever (com caneta esferografica, para que as musicas fiquem escritas iguais, sem cores) os pedacos de musicas em tiras de papeis, dobrar , misturar tudo e colocar em um saco de plastico.
d – O jogo tera inicio:
Cada chanich devera retirar do saco plastico uma fita de papel com o seu pedaco de musica. Ate o madrich nao liberar, ninguem podera abrir o seu papel.
Assim que o madrich disser para que abram o papel, todos deverao cantar, ao mesmo tempo, o pedaco da musica que esta escrita no seu pedaco de papel.
Cabe aos chanichim buscarem a continuacao ou o inicio da sua musica, ou seja, eles deverao estar cantando a todo momento o mesmo pedaco de musica e, ao mesmo tempo, deverao estar circulando entre os amigos para encontrar aqueles que fazem parte da sua musica.
Assim que os pedacos se encontrarem, deverao se juntar em um canto da sala e inventar uma coreografia para a sua musica. Essa devera ser apresentada para todos, e cabe ao madrich colocar no TAPE a musica correspondente a danca que vai ser apresentada.
O grupo que conseguir se “encontrar” mais rapido e conseguir preparar a sua danca da melhor ( nao mais rapida ) maneira possivel, ganhara algum premio.
Sugestao – O premio podera ser uma copia gravada de todas as musicas que fizeram parte do jogo.
Como continuacao dessa peula, apos o jogo ter terminado, os chanichim poderiam se sentar em roda e cantar todas as musicas. Seria interessante se nesse dia fosse pedido aos chanichim que sabem tocar violao ou outro instrumento, que trouxessem os mesmos para a Tnua.
Leilao de “Sabedorias”
Idade – 13 a 16 anos
Tema – Valores Judaicos
Material – Folhas brancas, canetinhas hidrocor, cartolina, durex ou fita adesiva.
Desenvolvimento – ESTA PEULA SO PODERA SER REALIZADA COM A AJUDA DA LISTA DE DITOS POPULARES ANEXA.
a – Dividir os chanichim em 3 ou 4 grupos.
b – Cada grupo recebera 5.000 pontos, com os quais poderao participar do “Leilao de Sabedorias”.
c – Cada lance valera no minimo 300 pts.
d - Os grupos receberao uma casa desenhada em cartolina. Esta estara dividida em 4 andares. Em cada andar havera dois aposentos.
e - Devera ser colocado numa parede um cartaz com todos os ditos populares que vao ser leiloados. Estes devem estar enumerados.
f - O jogo tera inicio:
Cada grupo tera “X” tempo para ler e discutir entre si quais dos ditos populares mais lhe interessam e decidir quais vao querer comprar.
Distribuir entre os grupos canetinnhas.
Quando comecar o leilao, os chanichim deverao ser avisados de que cada grupo tera direito a 3 lances, ou seja, se em 3 chances, o grupo nao conseguir comprar os ditos que queria, devera, rapidamente, decidir por outros novos. Cada grupo devera comprar no maximo 8 ditos, visto que cada dito ocupara um aposento da casa. Caso os madrichim percebam que um determinado grupo esta “gastando” demais em cada dito, deverao “lembrar” aos componentes do grupo que o dinheiro que eles tem e para comprar os 8, e nao somente alguns.
Apos os ditos terem sido leiloados, os chanichim deverao coloca-los nas suas casas de acordo com aqueles que eles acham mais importantes para se construir uma sociedade, ou seja, aqueles que eles colocarem nos andares mais altos das casas, sao os que mais valem.
AVISAR OS CHANICHIM QUE NAO PODERAO UTILIZAR O TETO DA CASA PARA NADA!!!!!
Depois de terem terminado de “construir” suas sociedades, cada grupo devera apresentar sua casa para os outros e explicar seus ditos populares e o por que de terem montado a sociedade da maneira que a montaram.
Terminada a apresentacao, todos voltarao para seus lugares e deverao escrever no TELHADO da casa a palavra TSEDAKA e la colocar o dinheiro que sobrou do leilao.
( Como o telhado esta na parte mais alta da casa e la foi colocado a Tsedaka, parte-se do principio que este e um valor muito importante para a formacao de uma sociedade, pelo menos na que esta sendo montada pelos chanichim.)
Cabe agora a eles explicarem por que a Tsedaka e um valor importante para a formacao de uma sociedade.
Sugestao – Como esta peula nao e um jogo e sim uma atividade mais voltada para o lado etico-moral, o melhor e realiza-la em algum encontro a noite, ate mesmo depois de uma janta de Shabat.
Se os madrichim acharem que esta peula e muito dificil para os chanichim, ela podera ser realizada entre os proprios madrichim ou para chanichim mais velhos.
DITOS DA SABEDORIA JUDAICA
1 – Morto o boi, todos afiam as facas.
2 – Nao despejes a agua usada antes de teres agua fresca.
3 – E facil revolver brasas com a mao dos outros.
4 – Quem esta se afogando, agarra-se ate ao fio de uma espada.
5 – Cada qual tem seu montinho de lixo diante da porta.
6 – Cada qual deita na cama que preparou.
7 – Mais vale um relogio parado do que um defeituoso.
8 – Se tens algo, conserva-o; se sabes algo, cala; se es capaz de fazer algo, maos a obra!
9 – Bocado alheio e sempre mais apetitoso.
10 – Nao se deve jogar pedras no poco cuja agua se bebeu.
11 – Cada panela encontra a sua tampa.
12 – E comodo fazer correias com couro alheio.
13 – Tolice e tolice, mesmo que de certo.
14 – De que servem esporas, para quem nao sabe montar?
15 – A boa fama vai longe, a ma vai mais longe ainda.
16 – Quem lanca uma pedra para o alto, recebe-a de volta na cabeca.
17 – Enquanto guardas o segredo, ele e teu prisioneiro; conta-o adiante, e seras prisioneiro dele.
18 – Uma palavra vale uma moeda; o silencio vale duas.
19 – Nem todo ocupante do lugar de honra e homem honrado.
20 – O homem sera medido com a mesma medida que usar para medir.
21 – Nao olhes para a jarra, mas sim para o que ela contem; pois muita jarra nova contem vinho velho, e muita jarra velha nao contem sequer vinho novo.
22 – Sendo vontade de Deus, uma vassoura da tiros.
23 – Quem nao sabe escrever, diz que a caneta nao presta.
24 – O verdadeiro pai nao e o que nos poe no mundo, mas o que nos educa.
25 – Quem ama o dinheiro, nunca tem bastante.
26 – Nao ensinar um oficio ao filho e cria-lo para ser ladrao.
27 – Nunca digas: Aprenderei quando tiver tempo, pois talvez nunca venhas a ter tempo.
28 – O homem e conduzido ao caminho que ele proprio decidiu trilhar.
29 – E so o vinho entrar, e o segredo sai.
30 – Pode-se banhar o corpo, mas nao a alma.
31 – Tres coisas revelam o carater do homem: seu copo, sua carteira e sua ira.
32 – Onde faltam homens, procura ser um.
33 – O coracao do inteligente busca o conhecimento.
34 – O tolo cruza os bracos , e consome a propria carne, dizendo: Mais vale meu sossego do que maos atarefadas no trabalho.
35 – Procura comportar-se como um ser humano mesmo que nao haja pessoa alguma por perto.
36 – O orgulho desmerece o homem, a humildade o enobrece.
37 – Quando a pobreza entre pela porta, a amizade foge pela janela.
38 – Palavras vinbda do coracao penetram no coracao.
39 – Coracao bondoso e vida para os ossos, mas a inveja e a podridao nos ossos.
40 – Quem controla sua lingua, controla sua vida.
41 – O homem percebe a sarna nos outros, mas nao em si mesmo.
42 – O castigo do mentiroso e nao merecer credito quando fala a verdade.
43 – Pelos frutos se conhece a arvore; pelas palavras se conhece o homem.
44 – Muitos pregam bem, mas agem mal; outros agem bem, e nao pregam coisa alguma.
45 – O tolo diz o que sabe, o sabio sabe o que diz.
46 – Um amigo vale mais do que dez parentes.
47 – Em lata vazia, uma unica moeda tilinta por mil.
48 - Vai observar a formiga, o preguicoso, aprende com ela a ser previdente!
49 – Que teu sim seja justo, e teu nao sincero.
50 – Arrogancia e sinal de pobreza de espirito.
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