Search This Blog

Friday, 27 February 2009

Leon Pinsker

Leon Pinsker

Filho de uma familia erudita nos estudos hebraico,se formou na universidade de Moscou,condecorado por seus serviços na Guerra da Criméia.
Depois dos montins e ataques aos judeus em Odesa,se convenceu definitivamente a ineficacia de seus esforços a assimilação cultural,deste reconhecimento surgiu o seu folheto publicado anonimamente em Berlin,” A autoemancipação” Ifluenciando decisivamente ao pensamento Sionista.
Pinsker não compartilhou com o otimismo dos socialistas, sustentava que para a cura da enfermidade antisemita os judeus necessitavam de uma patria.
Pinsker Definiu de forma brilhante essa anomalia do Antisemitismo em sua epoca.

“ Para os Vivos os Judeus são uns Mortos,Para os Nativos um extrangeiro,para os estrangeiros um Vagabundo,para os proletarios um poderoso,para os liberais uns socialistas desordeiros,para os pobres um explorador para todas as clases um rival Odiado”

Pinsker em suas ideias propos comprar Terras para o asentamento judaico, criar uma estado autonomo emancipado sob a proteção das potênciais. Pinsker foi ampliamente comentado entre os judeus Russos,porém ingnorado pelas pessoas que pediu ajuda a colocar as suas ideias em pratica.
O rabino Mor deViena, depois de uma audiência o recomendou um descanso mental.

Em 1881 Fundaram na Russia sob as bases das ideias de Pinsker uma Associação
“ os Amantes de Sion” que promovia emigração dos judeus a Palestina.
Entre esses Grupos surgiu o Grupos universitarios judeus o BILU ( Beit Yaakov Lechu venelcha)- “casa de jaco Adiante para frente” Isaias. Assim iniciaram a colonização de Eretz Israel fundando acentamentos como Rechovot,Zichron Yakoov, Petar Tikva, Metula

No comments: