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Friday, 27 February 2009

Jogos Diversos

JOGOS DIVERSOS

JOGO DA PETECA NO CESTO
· Material: peteca e cestos ou sacolas de plástico.
· Orientação: um participante joga a peteca e o grupo segura os cestos, com ajuda do grupo à peteca deverá cair dentro do cesto.
JOGO DA GARRAFA
· Material: garrafa pet, barbante e um lápis.
· Orientação: os participantes em grupo deverão se dividir e tentar colocar um lápis que estará pendurado no meio de um pedaço de barbante e amarrado na cintura dentro da garrafa.
BRINCAR DE MARGARIDA
· Orientação: todos em roda em volta de uma criança cantando a música “onde está a Margarida...”.
JOGO DA BOLA AO TÚNEL
· Orientação: o grupo forma uma fila, um atrás do outro e a bola vai passando até chegar ao último, o mesmo corre e vai com a bola para frente da fila. A bola será passada por debaixo das pernas dos participantes.
OS DOIS AMIGOS
· Orientação: o grupo de pé em círculo, recebe duas bolas, os participantes devem passar bem rápido sem que as duas bolas se encontrem no mesmo participante.
A SERPENTE
· Orientação: um participante é a cabeça da serpente. O grupo escolhe um lugar para ser a casa da serpente. A cabeça é um participante que sai de sua casa para pegar um jogador, o jogador que for pego se junta à cabeça e volta para casa. O jogo termina quando todos formarem a serpente.
AS VERDADES
· Orientação: o condutor diz uma frase na qual alguém realiza uma determinada ação. Por exemplo: “O carpinteiro serra a madeira.” Os jogadores devem imitar a ação somente se a frase for verdadeira. Caso contrário deve permanecer quieto.
MAMÃE GALINHA
· Orientação: Uma criança do grupo vai ser a raposa e a professora conduzirá a brincadeira dizendo:
_ “Meus pintinhos venham cá!”.
As crianças respondem:
_ “Não vou não, tenho medo da raposa me pegar!”.
A professora diz:
_ “Pode vir que eu vou cuidar!”.
Todos correm para perto da mamãe e a raposa tenta pegar. Quem for pego será a raposa também.
BAMBOLÊ
· Orientação: Cada dupla ou trio de alunos receberá um bambolê, os participantes deverão correr ao redor dos bambolês que estarão no chão e ao apito entrarão no bambolê. A cada apito diminuirá um bambolê; O jogo termina quando todo o grupo estiver dentro de um só bambolê.
AJUDE-ME A ENTREGAR A BOLA
· Orientação: Um participante ficará com os olhos vendados. No chão serão colocadas três bolas de cores diferentes. O participante deverá pegar a bola com o auxílio dos demais colegas que irão guiá-lo. A bola deverá ser entregue nas mãos da professora que estará passeando pelo pátio. O grupo deverá ajudar o participante a desviar dos obstáculos.
RESPOSTA RÁPIDA
· Orientação: Os alunos ficarão em duplas, um em frente ao outro. A professora passa pelo meio dos alunos, e para em frente de um deles e começa a fazer perguntas, só que quem pode responder é o colega que está atrás da professora.
ELEFANTINHO COLORIDO
· “Orientação: Uma criança gritará: “Elefantinho Colorido” e as outras perguntarão:” Que cor?”“. O Elefantinho dirá uma cor e todas as crianças deverão tocar na cor que for dita.
AVIÃO PEGADOR
· Orientação: A um determinado sinal, o avião (uma criança) sairá perseguindo as outras crianças. Aquela que for pega substituirá o avião, sendo que caso a criança se sinta em perigo, parará e se equilibrará imitando um avião. Desse modo, o avião pegador não poderá pegá-la.
SE SALVA COM UM ABRAÇO
· Orientação: Os participantes irão espalhar-se pelo parque, um participante irá ser o pegador com uma bola na mão. Dado o sinal o pegador terá que encostar a bola no peito de um amigo para pegá-lo, esse deverá se salvar dando um abraço em outro participante.
ANDANDO COM CUIDADO
· Orientação: Um participante estará com um chocalho e um outro com olhos vendados, o restante se espalha pelo chão. O participante com chocalho deverá guiar o colega apenas pelo o som sem segura-lo, que deverá desviar dos colegas que estão pelo o chão.
O TRÂNSITO
· Orientação: Os alunos ficarão espalhados pelo parque imitando carrinhos. O professor mostrará um cartão e os alunos se movimentarão de acordo com a cor:
- amarelo: andar de ziguezague
- vermelho: parar
- verde: andar normalmente
- branco: andar para trás
- laranja: abaixar
- rosa: levantar
Os carros não poderão chocar-se , caso isto ocorra, ficarão no “conserto” até que outro se choque. Os alunos deverão ajudar uns aos outros e também ocupar o lugar do professor.
CAÇADORES DE TARTARUGA
· Orientação: Combinam-se quais serão as tartarugas e o caçador. O caçador escolhe onde irá guardar suas tartarugas. A professora diz: “Caçador, pegue as tartarugas”.
As crianças precisam correr do caçador e para não serem pegas elas ficarão em posição de tartaruga. A criança que não estiver na posição de tartaruga pode ser pega pelo caçador.
A tartaruga que for pega se tornará o novo caçador.
CUIDADO COM A ARANHA
· Orientação; Um aluno será escolhido para ser a Dona Aranha. A Dona Aranha ficará dentro de sua teia (a teia será feita de barbante em volta de árvores, cadeiras...). Os outros alunos serão as moscas que tentarão pegar alguns objetos da aranha em sua teia.
Se a Dona Aranha conseguir pegar alguma mosca, está ficará grudada na teia. E se alguma mosca conseguir pegar o objeto, ela deverá sair para pegar a mosca. O último a ser pego será a próxima aranha.
TELEFONE SEM FIO
· Orientação: Construir com os alunos um telefone utilizando pote de iorgute e barbante. Depois brincar de passar uma frase até chegar ao último da roda.
CHUTE NO ESCURO
· Orientação: Dois alunos vendarão os olhos e tentarão chutar a bola no gol. Os colegas que estiverem sem venda nos olhos ajudarão dizendo: “o gol está à direita, o gol está à esquerda, o gol está atrás de você...”. Quando um colega fizer gol tirará a venda e passará para outro colega que ainda não chutou.
ABC
· Orientação: Nesta brincadeira o objetivo é pular corda em dupla cantando o alfabeto. Perde a vez a dupla que errar o alfabeto ou o pulo.

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