Search This Blog

Friday, 27 February 2009

Hashomer , Legiao de Trabalho, Histradut e o Negev

Hashomer, Legiao de Trabalho,Histradut, e o Negev
Ha­Shomer
O Ha­Shomer (guarda) foi estabelecido em 1909 como uma organização­da defesa dos membros da segunda Alia. Os fundadores tinham experimentado os pogroms na Rússia e estavam determinados que a forma mais eficaz em se defender a eles mesmos de Eretz Israel era ter uma organizacao de defesa. O grupo foi organizado no estabelecimento de Sejera na baixa Galilea e ofereceu seus serviços aos acentamentos judaicos. Os seus lideres centrais eram Izhak Ben­Zvi, Israel Giladi, Alexander Zeid e Israel Shohat. Quando o fundo nacional judaico comprou terras no vale de Yzraeel decidiu empregar membros de Ha­Shomer para proteger o território de possível ataque de bandos árabes.
Os membros do Ha­Shomer viam-se como o núcleo de um futuro exército judeu, entretanto, a organização nao se expandiu além de cem membros. A base econômica da organização foi considerada demasiado fraca, e decidiu-se que seus membros devem ser estabelecidos na terra. O primeiro estabelecimento era Tel Adashim, estabelecido em 1913, que foi seguido por Kfar Giladi em 1916, e, dois anos mais tarde, por Tel Hai. A organização desativada formalmente após o estabelecimento da Hagana em 1920.


A Legiao Judaica
Formação militar de voluntários judeus na primeira guerra, que lutou no exército britânico pelo libertacao de Eretz Yisrael do dominio Turco. A idéia foi levantada, em dezembro 1914, por Vladimir Jabotinsky e estabelecida por Joseph Trumpeldor. Em fim de março 1915, tinham 500 voluntários judeus do yishuv onde realizavam seus treinamento no Egipto.
O comando militar britânico opôs a participação de voluntários judeus na frente de combate sugeriu que os voluntários sirva como um destacamento para o transporte de mantimentos e municoes em algum outro setor da parte dianteira turca. Trumpeldor liderou o corpo de trasporte “as mula de Zion”, com suas 562 mulas de trasporte emitiram mantimenro e municoes à parte dianteira de Galipoli. Vladimir Jabotinsky perseguiu o projeto de fortalecer a Legiao Judaica . sendo que em 1917 foi aceita oficialmente pelo governo britanico .
A unidade foi organizada em britania como o 38 batalhão da fusilaria real. Onde eram incluídos, os antigos membros do corpo de trasporte “ mula de Zion “ e um grande número judeus imigrantes da Russia. Em abril 1918, foi juntado pelo 39 batalhão do Fusileros real, mais de 50 por cento eram voluntários americanos. Em junho 1918, o 38 batalhão do Fusileiros real foi emitido a Palestina, onde os voluntários lutaram pelo libertacao de Eretz Israel do dominio Turco. A legiao foi desmembrada pelo governo da Administração militar britânica em 1920.

A Histadrut
Fundado em dezembro, 1920 no Haifa Technion, o Histadrut foi criado enquanto uma união de comércio que organizava as atividades econômicas de trabalhadores judeus em Eretz Israel. As tentativas em tal organização tinham sido feitas previamente, mas tinham falhado devido ao decidencia de determinados partidos políticos em manter seus próprios serviços para seus próprios membros.
Os membros fundando foram influenciados profundamente pela tradição socialista Russa característica da segunda aliyah (1904-1914). Acreditaram fortemente em construir um estado socialista na Palestina, e foram devotos a reviver a língua hebraica e a cultura judaica. Como socialistss estritos, acreditaram firmemente que os representantes dos trabalhadores não devem ganhar mais do que os trabalhadores . As definições da abertura da primeira conferência de Histadrut expressaram seus objetivos indicando:
“É o alvo da federacao a uniao de todos os trabalhadores da Palestina que vive do suor de suas testas sem explorar o outro, promovendo o estabelecimento a terra, produzindo todas as suas necessidades econômicas e cultural. O trabalho nas terras de Eretz Israel , e para se construir uma sociedade dos trabalhadores judeus. “
Em 1920, a Histadrut tinha aproximadamente 4.400 membros.
Em 1922, 8.394 dos 16.608 trabalhadores no país eram membros do Histadrut. 75% dos imigrantes que chegam no país se afiliavam como membros.
Por 1927, o Histadrut reivindicou servir a 25.000 trabalhadores, abrangendo 75% da força de trabalho inteira da Palestina.
O Histadrut manteve uma posição poderosa na sociedade israeli desde seu surgimento. Suas políticas foram guiadas por objetivos de conseguir emprego e a segurança social para seus trabalhadores. A Histadrut criou suas propias fabricas e coperativas ,sendo a Histadrut a organização muito complexa e original .

O Negev
Que vem se faz pensar quando você pensa sobre deserto? Talvez uma cena de Lawrence na Arábia? ou Moises nos dez os dez mandamentos?,ou talvez uma pessoa solitaria vestida de branco que vaga através da areia infinita? ,ou talvez as dunas sendo chicoteadas por ventos brutais sob um sol intenso?.
O Negev em Israel pode estar possivelmente quente, mas você não verá o tipo de dunas de areia como o Sahara ou outros desertos. Realmente, o Negev é bonito, destacado por paisagens notáveis, por cachoeiras secas, por cavernas, por locais arqueologicos e historicos, por cidades, por crateras e por um historia rica.
Em 1947 e em 1948, quando os limites dos estados judeu e árabes eram debatidos por diplomatas, David Ben-Gurion insistiu que o Negev fosse parte do estado judeu. Embora era virtualmente impossivel e pensado por muitos inviavel , Ben-Gurion soube que esta região era o local onde o estado deveria crescer. Teve também a fé que o deserto poderia ser domesticado e trasformado em um lugar verde e florido, onde os judeus poderiam se estabelecir e prosperar.
O Negev abrange a metade da massa da terra de Israel. É moldado pelas beiras do rio Jordão e do Egipto, com sua ponta ao sul Eilat. Embora o líder israeli Ben-Gurion tenha forçado a importância de se estabelecer nesta a área, criando cidades,kibbutzim e moshavim ,o Negev remanesce despovoada . Por séculos, esta área foi o"habitat" dos beduinos que deixaram nos ultimos anos de ser um povo nomade e se estabeleceram em lugar permanentes. É frequentemente possível ver nos caminhos os barracos semi-permanentes dos Beduinos . Eles gostam de apreciar o chá doce e a pita (pão)que você provará sempre enchido com o queijo da cabra e um especaria delicioso chamado zatar. Alguns beduinos são combatentes no exercito de Israel .
Pelo Negev tambem passou Abraham que aguava no poço no oasis os seus carneiros. Hoje, esse local se chama Beersheba é uma cidade moderna de 130.000. ao sul mais adicional esta o kibbutz Sde Boker, onde Ben-Gurion fêz de moradia. Hoje, na casa onde ele viveu é um museu que guarda seu legado é um lugar onde tambem se realiza seminarios e estudo sobre o Neguev.
Negev Central é marcada por Makhtesh Ramon, que é erradamente as pessoas pensam ser uma cratera, mas é realmente um vale cercado por paredes íngremes. Entre Beersheba e Makhtesh Ramon é uma regiao inteira vazia, com paisagens bonitas . No meio do nada esta os restrigios das cidades antigas de Nabateas.
O Negev oriental tem duas das cidades maiores da região. O primeiro é Arad, uma cidade de desenvolvimento que serve como um lugar conveniente para visitantes ao mar morto e massada. A cidade é também popular por causa de seu ar limpo, seco, que e considerado saudavel para que sofrem de asma e de alergias. A segunda é Dimona, uma cidade estabelecida nos 1950 para ajudar absorver imigrantes judeus do Marrocos. Apesar de ser considerado o seu clima demasiado desagradáveis para um estabelecimento em grande escala, a cidade cresceu tendo uma comunidade com mais de de 20.000.
Dimona e conhecida tambem, como o local do programa de pesquisa nuclear de Israel. Também la e o centro da seita “Os Negros Hebreu”, uma seita que vem originalmente de Chicago e é estabelecido em Dimona.
Além de Dimona esta Mamshit, um lugar preservado das cidades de Nabatea. Foi construído no primeiro século, provavelmente o último das cinco cidades que o Nabateans construiu ao longo das estradas onde sua capital esta em Petra na Jordania.
A rota do sul esta Eilat, um longo caminho de deserto pontilhada com estabelecimentos agriculas pequenos, Kibutzim e Moshavim tendo o kibutz Yotvata, a 30 kilometros de Eilat, um dos Kibutzim com uma das fabricas de produtos lacticinios maiores do pais , que está aberta aos visitantes.

No comments: