Hashomer Hatzair como Necessidade Historica
Jayme Fucs Bar
* Baseado no livro de Zvi Lamm - "Conceito pedagogico do Hashomer Hatzair"
O Que Influenciou no sec XIX a necessidade de se criar o Movimento Juvenil?
A Modernizacao,o Iluminismo,O humanismo, a Revolucao industrial, A migracoes para os grandes centros urbanos,A Socializacao do saber, O Nacionalismo.
Quais foram as duas organizacoes Juvenis que tiveram mais influencia ?
Scoutt na Inglaterra e Wandervogel na Alemanha
Scoout
Foi Formado pelo comandante do exercito colonial Ingles na Africa do Sul Coronel Baden Powell.
Na Guerra com os Zulus usou jovens para missoes militares onde teve grande sucesso criando uma organizacao militar juvenil.
Na Volta a Inglaterra com a pobresa da classe trabalhadora entendeu a necessidade de Organizar a Juventude das classes operaria num movimento Civico.
Escreveu o seu Primeiro Libro em 1901 Ajuda a Exploracao militar e em 1908 escreveu o manual Escautismo para Rapazes. Esse livro teve uma repercussao em todo mundo fundando varios movimentos escauticos.
Wandervogel ( O Passaro de Nur) 1896 a 1933
Grupo Juvenil que surgiu dentro do Ginasio do Bairro da periferia de Berlin
Onde tinha como principio basico " Libertar a Juventude " Contra o Mecanismo da Modernizacao. Acreditavam que o futuro da sociedade Humana esta nas maos da juventude e nao dos adultos.
Wanderfogell eh considerada a primeiro movimento juvenil CLASICO. Tinha uma vissao Nacionalista acreditava que "a verdadeira fidalidade patriotica vira da pureza da Juventude "
Se Organizavao em grupos de discussao sobre a sociedade, saiam as ruas em bandos organizados, vagando pelos campos e bosques.
Os Primeiros movimentos juvenis judaico:
1883 Na Polonia "Grupo Juvenil Filhos da religiao de Moshe" Erao influenciados pela movimento "Haskala"
1901dentro do partido socialista judeu na Polonia Boned
Tinha o nome " O Pequeno Boned "
1901 Na Alemanha " Bellowaiss" Movimento juvenil fundado por uma familia de judeus de Berlin, tinha um publico de jovens pertencente a burquesia judaica, estava influenciado pelo movimento Wanderfogell
1905 "Juventude Polonesa de religiao Moshe" tinha uma postura assimilacionista.
Tzerei Sion
Origem:
Em 1903 um grupo de educadores judeus sionista decidirao criar uma nova organizacao comunitaria "Aguda Tzerei Sion"
Quem erao esses Educadores?
Erao educadores que se indentificaram com as Ideias de Hertzl
E se declaravam de forma clara como Sionistas.
Acreditavam que a Juventude era a forca motora para a pratica do ideal Sionista
O Que Levou a esses educadores a Criar Esse grupo de Estudo?
A maioria da juventude judaica estudava em escola polonesa e estavam num processo de assimilacao.
· Erao frutos de duas geracoes de judeus emancipados.
· Juventude Judaica Polonesa viviam internamente com forte conflitos de identidade cultural.
· Seus Avos eram Religiosos e eles erao laicos ou tradicionalista
· Se sentiam como poloneses mais os poloneses os viam como judeus.
· Tinha uma cultura geral, frequentavam universidades polonesas,porem nao erao aceito para todos os cargos.
· Tinham o sentido interior de 2 nacionalidades judaica e polonesa.
Que Objetivo Queriam alcancar esses Educadores ?
Criar um Novo espaco para se Discutir e refletir sobre a identidade judaica e procurar uma solucao para os seus conflitos.
Fortalecer as ideias de Hertzl dentro da juventude Judaica polonesa.
Ampliar os estudos judaicos principalmente o estudo do Hebraico, historia judaica e geografia de Eretz Israel.
Porque essa Ideia dos grupos de estudos de Tzerei Sion teve grande repercucao dentro da juventude polonesa?
Tzerei Sion Se Tornou uma nova opcao para a Juventude Judaica, que tinha como unica alternativa os estudos dos Beit Midrash religiosos.
Tzerei Sion Criou um Beit Midrash propio o Beit midrash Sionista.
Neste Beit Midrash Sionista tinham a liberdade de discutir todos e qualquer assunto de importancia judaica,discutiam,filosofavam sobre tudo principalmente sobre pensadores universais da epoca como Hegl,Marx,Freud,Hertzl.
HaShomer Galicia 1910
Origem:
Na Galicia 1910 um grupo de jovens judeus dentro de uma escola secundaria polonesa,foram renegado a participar como membros do marco do movimento Scoutt polones .decidiram junto com outros jovens universitarios judeus que frequentavam os grupos de Tzerei Sion criar o seu propio movimento Scoutico A principio chamaram "Nova Organizacao do Scautico Judeu"
O Que era essa "Nova Organizacao desse Scotismo Judeu"?
Nesta Epoca Ja existia outros grupos Scauticos Judeus,porem esse Grupo "Nova Organizacao" revulocionou o Scautismo Judeu, pois esses jovens relacionaram de forma muito clara a ideia do scautismo com o ideal nacional do povo judeu o Sionismo.
Ojetivos:
Educar para Alia em Eretz Israel como forma de superar o espirito galutico dos judeus.
A Volta a Natureza "Raizes dos Judeus em Eretz Israel " Criando um Jovem Judeus Forte, orgulhoso ,Saudavel no Fisico e no espiritual.
Qual era a sua Caracteristica Basica:
Jovens Educam Jovens
Autonomia ao mundo adulto
Acampamentos e saida a Natureza
Pratica de Esporte, Scautismo
Simbolismo
Conceito de um Sionismo Pratico
Definicao do Nome HaShomer(Guardiao):
O Movimento Scoutico Sionista Cresceu de forma supreendente na Polonia e em 1913 Elegem o seu nome definitivamente como HaShomer em Honra ao Grupo de jovens do grupo do Hashomer de Eretz Israel.
A Uniao Tzerei Sion e HaShomer
A Uniao de Tzerei Sion e Hashomer ocorreu 4 anos apois da fundacao da Nova Organizacao de Scouticos Judeus 1910(HaShomer)
Parte de seus jovens e liderancas participavam muitas vezes dos dois movimentos Tzerei Sion e HaShomer,onde vericaram que tinham algo muito em comum o ideal Sionista e entenderam que essa uniao poderia fortalecer o movimento.
O Que Tinham em Comum?
O Hashomer e Tzerei Sion tinham em Comum o Ideal Sionista Chalutziano,se diferenciavam na metodologia.
Tzerei Sion tinha como pratica educativa :a intelectualidade,o estudo de texto e a discusao ideologica .
O HaShomer tinha como pratica educativa: O Vivencial,O trabalho fisico,O Esporte,A Vida em Grupo.
Porque da Uniao ?
A Relacao entre os Dois Movimentos era clara desde a criacao do HaShomer,onde parte de seus fundadores erao frequentadores dos grupos de estudo de Tzerei Sion. Havia uma relacao constante de participacao de seus chanichim nas atividades dos dois movimentos.
As Liderancas dos dois movimentos entenderam que a Uniao veria complementar o que estava faltando em cada um desses movimentos Para o HaShomer faltava a pratica Cognitiva e para Tzerei Sion a Pratica do Vivencial.
Como Ocorreu essa Uniao?
Em 1914 Comeca a Primeira Guerra Mundial. Galicia era uma das forte frentes de batalha , Os Russos a invadiram e a Guerra e a morte na Galicia continuou ate 1917.
Com a Revolucao Bolchevista os russos abandonaram a Galicia.
Dando o comeco da Guerra entre Polonia e Ucrania sobre o direito ao dominio da Galicia.
Palavras de David Horovitch que vivenciou a uniao dos dois movimentos:
“ Com invasao da galicia na primeira guerra grande parte da Tnua fugiu para Vilna como forma de sobreviver a tragedia da Guerra Havia fome , miseria e desesperanca.
Estavamos todos juntos precisavamos criar neste mundo de caos de algo novo uma nova utopia um novo sonho uma porta aberta para esperanca…..
Neste clima foi fundado o : Shomrim Tzerei Sion mais tarde o que chamamos hoje HASHOMER HATZAIR”
O Que Aconteceu com a Tnua na Galicia?
A Tnua estava quase que desmembrada o HaShomer quase nao tinha possibilidades de realizar atividades, somente em algumas cidades funciona os grupos de estudos de Tzerei Sion.
Carta da Nova Hanaga:
A Nova Hanaga em Vilna Shomrim Tzerei Sion escreve uma carta para as liderancas das duas tnuot na Galicia definido a necessidade da unificacao imediata.
“ A forma de atuar e de sobreviver neste clima de Guerra e destruicao e a uniao de nossos movimentos em uma so organizacao Shomrim Tzerei Sion”
Programa Educacional do novo Movimento Shomrim Tzerei Sion:
Grupos de Estudo (Chuguim) sobre Sionismo ,Judaismo e Historia de Israel .
Trabalho em Grupos por idade
Estudo obrigatorio do idioma Hebraico. ( Aulas)
Na Hanaga as reunioes era obrigatorio ser feitas somente em Hebraico .
Os protocolos da Hanaga escritos somente em Hebraico.
Chuguim Praticos: Primeiros Socorros,higiene, cartografia
Passeios escauticos
Estudos pratico sobre a natureza e sobrevivencia
Trecho do Iton Nowa Miodziez ( Doj Jadash)
( Nova Juventude)
“Dificil de explicar o sentimento que nos despertar ver uma kvutza de Jovens Shomrim Tzerei Sion juntos ao lado da fogueira cantando com sua guitarra musica em Hebraico, Oh que vida Alegre de Machane Cigana onde madrichim e chanichim se expresao em Hebraico”
A Legitimidade do Shomrim Tzerei Sion :
Em 1919 a tnua se torna uma forca incontrolavel entre a juventude judaica, reafirmando a uniao de Tzerei Sion e HaShomer
Iton polones Haszomer (O Guardiao)
“Em Vilna e em varias cidades vem surgindo de forma expontanea novos organizacoes de Shomrim que nada os organizaram eles sao vistos nos bosques de Virnewald cantando,pensando …
Hashomer Hatzair Definicao Ideologica Sionista Socialista:
A Tnua ate 1917 nao tinha uma definicao clara sobre o ponto de vista Socialista,parte de seus membros se identificavam com uma vissao muito mais humanista do que um socialismo politico .
Em 1917 dois momentos importante vao influenciar de forma determinante a vida ideological do Hashomer:
Revolucao Socialista na Russia e declaracao Balfour
Yossef Shamir – No Livro Hashomer Hatzair Polonia
1913 a 1950
“ A Hashomer Hatzair surgiu dentro da tragedia da primeira Guerra mundial, e logo depois vivencia dois momentos historico que vai influenciar de forma determinante o futuro do Hashomer Hatzair , esses dois momentos acontece no mesmo ano no mesmo mes e na mesma semana – primeira semana de novembro de 1917 Revolucao Bolchevista e declaracao Balfour.
Dilema Ideologico dentro do Hashomer Hatzair em 1917:
Sera que com a revolucao Socialista na Russia, liderada por judeus como Leon Trosky,Kaminiev,Zinobiev,estara finalmente trazendo uma resposta definitiva para do povo judeu?
Yakov Hazzan nos conta sobre essa passagem:
Essa contradicao tragica cortou nossas almas em pedaco como poderemos ser Sionistas 100% e socialistas 100%?
Neste ano me lembro de uma grande discucao ideological sobre o tema,faziamos um reuniao de liderancas a discucao ideological era acirradas .participava dois de nossos importantes lideres , Um deles definiu a questao da “ Contradicao tragica” de forma categorical.
Essa contradicao tragica para onde ela nos leva?
A Sion!
Sion e a resposta
Em Sion vamos fazer Moscowa!
1919 Dilema de uma definicao do sionismo realizador :
O Que fazer com Shomrim que terminava o processo da Tnua e tinham 22 a 30 anos?
A Onde termina o processo da tnua e comeca a realizacao Shomrica?
O Que e realizacao shomrica?
Yosef Shamir declara
“A Situacao em 1919 era baste complexa varios dos bogrim se tornaram universitarios, nao havia uma definicao clara do caminho da tnua.
Varios bogrim se definiam como puramente judeus socialistas,outros se definiam como puramente sionistas, outros se indentificavam com poalei sion e muitos nao tinham uma definicao partidaria.”
Colapco do “Kenes Academicos”
Em agosto de 1919 foi realizado un kenes bogrim na Galicia ,Esse Kenes muitos o chamaram de “Kenes Academicos” pois a maioria era universitarios ou gente formada.
No Kenes nao consequiu ter uma definicao!
Meier Yari depoimento
“A Lideranca da Tnua entendeu que teria quer ter uma definicao clara e apontar para onde devera ser o caminho da Tnua .
Temos que comecar a colonizar Eretz israel… em grupos pequemos nas terras do Galil Elion. Temos que preparar nossos shomrim um programa para agricultures…
1920 A tnua tem uma definicao final
“ Colonizacao de Kibutzim em Eretz Israel como forma pratica da realizacao sionista socialista”
jayme Fucs-Bar
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